- Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
Há exatamente 13 anos, no dia 26 de abril de 2009, Ronaldo Fenômeno, ídolo mundial, marcava dois golaços na vitória do Corinthians por 3×1 sobre o Santos, em plena Vila Belmiro.
Com o Rei Pelé nos camarotes, Ronaldo foi o grande destaque na partida com dois lindos gols, o segundo deles por cobertura em Fábio Costa. Chicão fez o primeiro cobrando falta, e aos 24 ainda no primeiro tempo, Ronaldo aproveita lançamento “despretensioso” de Chicão, domina com maestria e amplia para o Corinthians.
Aos 15 do tempo final, Triguinho diminuiu para o Peixe, mas aos 31, Ronaldo voltaria a brilhar com outro golaço que entrou para a história. Elias para Ronaldo, daí para o fundo das redes. Como um gênio, o Fenômeno recebeu do volante, cortou Triguinho, observou Fábio Costa adiantado e encobriu o goleiro do Santos com extrema facilidade. Era o terceiro gol do Corinthians na Vila Belmiro, na primeira partida das finais do Paulistão 2009 – o Timão confirmou o título com um empate por 1×1, no Pacaembu, na semana seguinte.
Relembre, abaixo, os gols do Timão na Vila Belmiro:
Um dos maiores jogadores da história do futebol e um dos grandes camisas 9 que o Timão já teve, Fenômeno chegou ao Alvinegro em 2008, após mais uma grave lesão no joelho. O ex-jogador foi um sucesso de marketing logo em seus primeiros meses no Clube, mas ainda era considerado uma incógnita, principalmente por sua forma física e seu doloroso histórico de lesões.
Recuperando-se de cirurgia, ficou fora dos primeiros dois meses da temporada de 2009 para retomar seu condicionamento físico. Apenas no dia 04 de março, Ronaldo fez a sua estreia pelo Corinthians.
De lá em diante, Fenômeno foi um sucesso na equipe. Foram 69 jogos, sendo 67 como titular. Neste período, marcou 35 gols e conquistou dois títulos: Campeonato Paulista e Copa do Brasil, ambos em 2009.