Emissora entrou em acordo com os dois clubes para mencionar os patrocinadores das arenas
Depois de muita especulação, a maior emissora de TV do país tomou uma decisão histórica: tanto corinthianos quanto palmeirenses ouvirão o nome oficial de seu estádio nas transmissões do canal. Assim, os jornalistas da Globo usarão os termos Neo Química Arena e Allianz Parque, nos programas e durante os jogos dos dois times.
A decisão da Globo rompeu com a tradição de evitar a menção a marcas que não fossem patrocinadoras da emissora, usando nomes genéricos no lugar dos oficiais. Por exemplo, os jornalistas se referiam ao Allianz Parque como “Arena Palmeiras”, um nome que jamais fora utilizado oficialmente pelos alviverdes.
Nos dias anteriores ao anúncio do Naming Rights do estádio corinthiano, o presidente Andrés Sánchez garantiu que a Globo aceitaria usar o novo nome da arena em programas e transmissões de jogos. Após o anúncio do acordo com a Neo Química, foi confirmado que a Gazeta e os canais da Disney, Fox e ESPN, citariam o patrocinador do estádio.
A especulação em torno da postura da Globo ganhou força quando a Neo Química anunciou em um intervalo especial, o chamado Golden Break, do Jornal Nacional na última terça (01), mesmo dia em que a empresa anunciou o acordo com o Corinthians. Entretanto, a emissora não se pronunciava a respeito da menção do nome do estádio.
Por parte da Globo, havia a preocupação de que o uso do nome Neo Química Arena abrisse um precedente, obrigando a emissora a citar outros nomes patrocinados (como o do estádio do Palmeiras) e rompendo com a posição da empresa de evitar a menção a marcas que não fossem suas parceiras.
Finalmente, a assessoria de comunicação da Globo anunciou nesta sexta (04) um acordo para citar os nomes oficiais das arenas de Corinthians e Palmeiras. Aparentemente, esse acordo não vale para o Red Bull Bragantino, cuja marca continuará sendo omitida pela emissora nas transmissões de futebol e da Fórmula 1, onde a Red Bull Racing é chamada apenas de RBR.
Veja o comunicado da emissora:
“A partir deste sábado, dia 5, a Globo passa a citar nas transmissões dos jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil a marca patrocinadora de arenas esportivas. Essa decisão é fruto do diálogo constante que a Globo mantém com os clubes, sempre respeitando os acordos estabelecidos com as marcas parceiras das transmissões esportivas da emissora. Como parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas, a Globo busca sempre as melhores soluções para os que apoiam o desenvolvimento do esporte no país”.
Assim, não só os corinthianos serão beneficiados, ouvindo o nome Neo Química Arena nos programas da emissora, como os palmeirenses também sairão no lucro. Ironicamente, o acordo dos Naming Rights do estádio alvinegro possibilitou que, pela primeira vez em seis anos, os rivais pudessem ouvir o nome Allianz Arena citado pela maior emissora de TV do país.
Por Eduardo Quintino / Redação Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados