Giuliano voltou a atuar como volante na derrota por 1 x 0 para o Athletico-PR, no último sábado, 24, na Arena da Baixada, pela 12ª rodada do Brasileirão. O camisa 20 entrou durante o intervalo na vaga de Roni e teve boa atuação na função de primeiro homem de meio-campo, melhorando a saída de bola do Corinthians. Pelo menos essa foi a visão do técnico Vanderlei Luxemburgo, que elogiou o desempenho do meio-campista.
“Hoje (sábado), como não tínhamos uma saída de bola boa, comecei a quebrar linhas quando entrou o Giuliano ali. Ele começou a dominar a bola e tocar para frente. Começamos a jogar o Athletico para trás”, declarou Luxemburgo, em entrevista coletiva após o jogo em Curitiba.
Essa foi a primeira vez que Giuliano atuou como volante desde a saída de Fernando Lázaro do comando técnico alvinegro. O agora auxiliar do Corinthians “inventou” o meio-campista como segundo volante durante o Paulistão, quando o jogador acumulou boas atuações e se tornou titular ao lado de Roni. Porém, desde então, o camisa 20 não havia voltado à posição e vinha sendo utilizado como meia de criação com Luxemburgo.
Giuliano, entretanto, não vinha agradando como um meio-campista de origem e havia somado apenas 35 minutos em campo nas últimas sete partidas, sendo uma das últimas opções de Vanderlei Luxemburgo para o setor de criação. Mas o treinador testou o camisa 20 como primeiro volante no jogo-treino contra a Portuguesa, no sábado passado, 17, no CT Joaquim Grava, e gostou do que viu.
“Treinei (Giuliano como volante) e foi uma surpresa, como foi o Paulinho. São jogadores experientes, que têm vivência. Você coloca um passo para trás e parece que eles se encaixam. O Giuliano jogou bem contra a Portuguesa no jogo-treino, foi onde eu comecei a vê-lo como primeiro homem de meio-campo“, destacou Luxemburgo.
A utilização de Giuliano como volante acontece em meio à dificuldade de Luxemburgo em encontrar uma dupla ideal para a função, além das baixas que o Corinthians vem sofrendo no setor. Paulinho, com lesão no joelho, só volta em 2024; Du Queiroz foi negociado com o Zenit, da Rússia; o argentino Fausto Vera se recupera de um problema no tornozelo; e o colombiano Cantillo está fora dos planos do clube.
Por isso, a diretoria alvinegra dá prioridade total para a contratação de um volante na próxima janela de transferências. O nome do colombiano Cuéllar, atualmente no Al-Hilal, da Arábia Saudita, é o favorito no momento.
Diante dos problemas no setor, Giuliano pode ser mantido como volante para o jogo desta quarta-feira, 28, contra o Liverpool, do Uruguai, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. Há, também, a possibilidade de Vanderlei Luxemburgo poupar o meio-campista de olho no duelo frente ao Red Bull Bragantino, no próximo domingo, 2 de julho.
Veja mais:
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados