O Corinthians enfrenta o Flamengo nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Maracanã, pela final da Copa do Brasil. E o meio-campista Giuliano, um dos principais destaques alvinegros nesta edição, pode repetir uma marca que um jogador do Timão não atinge há 20 anos: terminar a competição nacional como artilheiro.
O primeiro e último jogador do Corinthians que terminou uma Copa do Brasil como artilheiro foi Deivid, em 2002. O ex-centroavante anotou 13 gols na edição de 20 anos atrás e foi essencial para o título do Timão. Ele, aliás, foi o responsável pelos três gols alvinegros nos dois jogos da final contra o Brasiliense, na vitória por 2 x 1, em São Paulo, e empate por 1 x 1, no Distrito Federal.
Giuliano não deve atingir os 13 gols de Deivid na edição de 2002, mas vai igualar o argentino Germán Cano na artilharia da Copa do Brasil de 2022 se balançar as redes pelo menos uma vez na final. Até aqui, o meio-campista marcou quatro gols desde o início da competição, sendo um contra a Portuguesa-RJ (terceira fase), dois diante do Santos (oitavas de final) e um sobre o Fluminense (semifinal).
A título de curiosidade, Deivid é o segundo maior artilheiro da história em uma única edição de Copa do Brasil. O ex-centroavante do Corinthians só perde para o ex-atacante Fred, que marcou 15 vezes pelo Cruzeiro, em 2005.
Outro jogador do Corinthians que também pode encerrar essa Copa do Brasil como artilheiro é o atacante Yuri Alberto, autor de três gols até aqui, todos nas quartas de final, contra o Atlético-GO. Ele, no entanto, tem missão um pouco mais complicada do que Giuliano: para igualar ou superar Germán Cano e ser o goleador da edição, o centroavante alvinegro precisa de pelo menos dois gols no Maracanã.
Apesar de ser o artilheiro do Corinthians nesta Copa do Brasil, o meio-campista Giuliano deve iniciar a decisão contra o Flamengo no banco de reservas, como suplente imediato de Renato Augusto. Já Yuri Alberto será titular no Maracanã.
O Corinthians, vale lembrar, busca seu quarto título da Copa do Brasil. Além da conquista de 2002, que teve Deivid como artilheiro, o clube conquistou o troféu em 1995 e em 2009. O Timão ainda foi vice-campeão em outras três oportunidades, nos anos de 2001, 2008 e 2018.
Em tempo: além de Giuliano e Yuri Alberto, outros sete jogadores balançaram as redes pelo Corinthians nesta Copa do Brasil: Renato Augusto (duas vezes), Róger Guedes, Gil, Raul Gustavo, Júnior Moraes, Gustavo Mantuan e Jô (uma vez cada). Felipe Melo, do Fluminense, ainda anotou um gol contra, a favor do Timão.
Veja mais:
Corinthians reencontra árbitro da Copa do Mundo pela sexta vez no ano em final contra o Flamengo
Corinthians fica no top-20 mundial em ranking de seguidores em redes sociais
Corinthians conhece detalhes dos jogos contra o Jaraguá, pela semifinal da Liga Nacional de Futsal
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados