Em entrevista exclusiva à Central do Timão, André Figueiredo, gerente do futebol de base do Corinthians, comentou sobre a difícil tarefa de trabalhar com o ser humano e a parte criteriosa para decidir se um garoto da base deve ser dispensado do clube ou receber mais oportunidades.
“Nosso trabalho não é tão simples. Quando a gente trabalha com o ser humano, e o ser
humano é extremamente mutável. Você vê as vezes algum atleta, e ele joga aqui por um mês, dois, três meses, e ele não consegue jogar, não consegue render. E às vezes, a dispensa dele, faz ele evoluir por um motivo, ele vai pra um clube menor, onde ele tem um pouco mais de oportunidade de jogar e ele acaba se desenvolvendo“, explicou.
Gabriel Martinelli, hoje no Arsenal, é um desses jogadores que acabaram dispensados do clube e depois se tornaram destaques em outros lugares. Além dele, Lucas Moura, jogador do Tottenham, também passou pela base alvinegra, mas foi dispensado e acabou sendo revelado pelo rival São Paulo.
“Aí as pessoas perguntam: “Por que você não colocou ele pra jogar no Corinthians?“. Porque quando a gente mandou ele embora, a gente ficou com Biro, com Maná, com Pedrinho, ficamos com Arthur, com Robert. São escolhas que temos que fazer. Não podemos ter 200 atletas no sub-20, temos um número supostamente ideal pra ser feito um bom trabalho. Se não conseguir dar atenção a todos, acaba não fazendo ninguém“, disse o gerente.
“Então não é tão simples nossa função. As vezes tem que dispensar um jogador, e o jogador é bom. Pode ser contraditório pro torcedor, porque se ele é bom, por que não fica com ele? Porque a gente entende que tem dois melhores em casa“, complementou.
André também admite que podem ocorrer erros, sobretudo quando o jogador escolhido pra ficar na base do Corinthians acaba não dando certo no profissional, o que é comum no futebol.
“É um erro quando você dispensa um em detrimento do outro, e esse outro não funciona no profissional. Mas se esse vira no profissional, onde tá o erro? Não dá pra fazer dois jogadores, da mesma idade, da mesma posição no profissional“, finalizou.
Veja mais:
Árbitro presente em classificação marcante apita Goiás x Corinthians
Corinthians vence Ferroviária e garante vaga na semifinal do Paulistão Sub-20
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados