- Por Levi Natan / Redação da Central do Timão
O ano de 2022 impôs um calendário intenso para os clubes. Com a Copa do Mundo do Catar iniciando no final do próximo mês, as competições tiveram que ser enxugadas para conciliar com a disputa do torneio mundial.
No entanto, não foi apenas o futebol profissional que sofreu com o encurtamento do calendário. Nas categorias de base, os clubes também sofreram e isso acabou refletindo no desgaste dos jogadores.
No caso do Corinthians, por exemplo, o meio-campista Guilherme Biro, destaque da equipe sub-20 do clube, sofreu uma lesão muscular na coxa a serviço da Seleção Brasileira Sub-20 e acabou desfalcando o time na disputa da final do Campeonato Brasileiro pela categoria. Em entrevista concedida com exclusividade à Central do Timão, o gerente das categorias de base do clube, André Figueiredo, comentou sobre a situação em questão.
“O calendário do sub-20 esse ano foi muito desgastante, a gente simultaneamente, o Brasileiro Sub-20 e o Paulista Sub-20, nós jogamos praticamente três meses em quarta e sábado, quarta e sábado. Tentamos revezar nas competições, mas tiveram alguns jogos importantes em que precisávamos ir com força total e isso causa um desgaste natural no atleta, ele precisaria de tempo para descansar. A gente jogou contra o Flamengo, um jogo difícil na Gávea, com chuva, um jogo de classificação para a final, e na segunda-feira o Biro foi convocado e teve que viajar. A gente vai naquele dilema ‘não deixa o menino ir para a Seleção, frustra o sonho que o atleta tem’.”
“É o risco que a gente corre, a gente avisou a CBF que ele estava desgastado, mandamos relatórios e tudo, mas é a fatalidade, você não consegue segurar um atleta de 18 anos na Seleção, falar que ele não vai jogar. Então faz parte do risco, a Seleção é importante para os meninos e para os clubes, e a gente tem que aprender a conviver. Acredito que no ano que vem, sem os resquícios da pandemia, os calendários vão ser mais espaçados, a gente vai ter um controle melhor dessas cargas de treino e a gente evita esse tipo de contusões.”
Depois, André também comentou acerca da vitória do Corinthians sobre a Ferroviária, pela ida das quartas de final do Campeonato Paulista. Nesta quinta-feira, a equipe do técnico Danilo venceu o time do interior por 3 x 0, em jogo que aconteceu na Fonte Luminosa.
“Ontem nós jogamos contra a Ferroviária, fizemos um bom placar e jogamos muito bem. Demos um passe importante para a classificação, temos o jogo de volta em casa, não é simples, mas o passo foi dado e a gente espera classificar e ir para as semifinais.”
O jogo de volta acontecerá na próxima quinta-feira (13), às 19h (Brasília), no Estádio Alfredo Schürig, no Parque São Jorge.
Veja mais:
Árbitro que esteve na semifinal da Copa do Brasil apita jogo entre Corinthians e Athletico-PR
Corinthians vence Ferroviária e encaminha classificação para a semifinal do Paulistão Sub-20
Jogadores relembram conquista do Mundial do Corinthians em lançamento de camisa