O Corinthians vive uma crise em seus bastidores que se tornou pública nas últimas 48 horas. Os ataques e trocas de acusações envolvem sobretudo dois personagens: o diretor estatutário de futebol Rubens Gomes, o Rubão, e o presidente do Conselho Deliberativo Romeu Tuma Júnior. Em meio ao conflito, a Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do clube, divulgou um pronunciamento oficial sobre o caso.
“Essa exposição negativa do Corinthians é inadmissível e acontece ao mesmo tempo em que o retrospecto do departamento de futebol mostra um desempenho abaixo do esperado para a grandeza do Clube e, ao invés de os poderes contribuírem para sairmos dessa situação, infelizmente preferem expor mazelas políticas menores que somente pioram o momento atual.”, escreveu a organizada em nota oficial publicada nesta sexta-feira, 19.
Ainda na nota divulgada nesta sexta, os Gaviões citaram os incisos C e H do artigo 24 do estatuto do clube, que determinam que seus associados se portem com correção e zelo, e que não sujem a imagem do clube, por qualquer meio, inclusive pela imprensa. Também foi citado o inciso E do artigo 28, que prevê pena de desligamento para aquele que difama a imagem do clube.
A torcida organizada finalizou a nota pedindo para que Augusto Melo, presidente do Corinthians, solicite que a Comissão de Ética do clube apure profundamente o caso e tome providências para que exposições negativas não se repitam.
Tudo começou na última terça-feira, 16, quando o portal Meu Timão divulgou que Rubão e o presidente Augusto Melo estariam vivendo conflito nos bastidores e que, apesar de continuar presente diariamente no CT, a participação do diretor de futebol nas decisões teria diminuído recentemente, o que foi negado por ambos os dirigentes do clube.
Posteriormente, o dirigente deu entrevista ao ge.globo, onde apontou que Romeu Tuma Júnior estaria tentando criar um “governo paralelo” dentro do Corinthians. O presidente do Conselho Deliberativo respondeu as acusações e teceu crítica incisivas a Rubão em nota oficial divulgada horas depois da matéria.
Por volta das 21h da última quinta-feira, 19, Rubão respondeu a nota publicada por Tuma, através de um posicionamento em seu perfil no Instagram. O diretor de futebol criticou o uso do papel timbrado do Corinthians por parte do presidente do CD, e reafirmou as acusações feitas anteriormente, além de tecer novas críticas à sua postura. A sucessão dos acontecimentos levou a Gaviões da Fiel a publicar a nota repudiando o atrito.
Rubão e Tuma se conhecem há vários anos, com o primeiro tendo trabalhado como chefe de gabinete do segundo, quando era deputado estadual, entre os anos de 2003 e 2007. O afastamento entre ambos teve início no contexto da crise política e institucional profunda vivida pelo Corinthians durante a era MSI. O ano de 2007 foi, também, quando Rubão dirigiu o futebol do clube pela primeira vez e viu o clube ser rebaixado no Brasileirão.
Hoje, o embate também conta com motivações eleitorais, pois, conforme o ge.globo apurou, o sucessor de Augusto Melo já é discutido no Parque São Jorge, e o cargo de diretor de futebol tradicionalmente costuma ser o passo anterior dos candidatos à presidência do clube, como foi com Duilio Monteiro Alves, último presidente antes da atual gestão.
Dessa forma, Rubão vem sendo pressionado, enquanto outros nomes vem sendo propostos para a função, como o do conselheiro vitalício Fran Papaiordanou, que pertence ao mesmo grupo político de Tuma e tem ganhado força nos bastidores.
Confira a nota publicada pela Gaviões da Fiel:
“O Gaviões da Fiel Torcida lamenta profundamente a discussão travada entre o diretor de futebol, Rubens Gomes e o presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Junior, por meio da imprensa nos últimos dias.
Essa exposição negativa do Corinthians é inadmissível e acontece ao mesmo tempo em que o retrospecto do departamento de futebol mostra um desempenho abaixo do esperado para a grandeza do Clube e, ao invés de os poderes contribuírem para sairmos dessa situação, infelizmente preferem expor mazelas políticas menores que somente pioram o momento atual.
Caso não tenham conhecimento das disposições estatutárias, o artigo 24, incisos C e H determinam que seus associados se portem com correção e zelo, bem como que não sujem a imagem do clube, por qualquer meio, inclusive pela imprensa.
Ressaltamos, também, que o artigo 28, inciso E, prevê pena de desligamento para aquele que difama a imagem do clube, o que claramente se verifica pelas declarações veiculadas.
Desta forma, deixamos aqui publicamente o nosso pedido ao presidente do clube para solicitar à Comissão de Ética a apuração de tais condutas para que didaticamente demonstre a todos que exposições negativas não serão toleradas, sobretudo quando esquecem o nosso bem maior: o Corinthians.”
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Corinthians tem retrospecto positivo no confronto contra o Red Bull Bragantino
COB convida atleta de surfe do Corinthians para “Vivência Olímpica” em Paris
Onde assistir? Corinthians vai até o Nabi Abi Chedid para enfrentar o Bragantino pelo Brasileirão
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
Gostei !! Por mim já tirava os dois do clube conforme o estatuto!!
E fico feliz de saber que existe esse posicionamento da torcida e entendo que todos as outras e todos os torcedores deveriam se posicionar por alguma via de acesso ao clube, contra esse tipo de disputa que só municia aqueles que fazem das críticas ao Corinthians um meio de vida!! Se não está bom , fora , o Corinthians e maior!!!