Na madrugada da última segunda-feira (11), o ídolo corinthiano Freddy Rincón, de 55 anos, sofreu um traumatismo craniano grave e precisou ser submetido a uma cirurgia após se envolver em um acidente de trânsito na Colômbia.
Além do ex-volante, outras três pessoas também estavam no carro que colidiu com um ônibus próximo ao estádio Pascual Guerrero, em Cali. Nas imagens do acidente, divulgadas nas redes sociais, é possível perceber que o lado direito do veículo, onde Rincón estava, ficou seriamente danificado. Já o ônibus teve sua dianteira totalmente destruída.
De acordo com Laureano Quintero, chefe médico da Clínica Imbanaco, onde o ex-jogador está internado, o estado de saúde dele é crítico e o prognóstico é considerado muito reservado. O último boletim divulgado pela clínica, na tarde desta quarta-feira (13), indica que não houve evolução favorável no quadro de saúde de Freddy, que segue em tratamento intensivo e acompanhado por uma equipe multidisciplinar, que inclui vários especialistas em traumatologia.
Confira o mais recente boletim médico divulgado pela Clínica Imbanaco, na manhã de hoje, às 11h (de Brasília):
A situação de Rincón inspirou diversas manifestações de apoio no meio esportivo mundial. Clubes como o Corinthians, o Real Madrid e o América de Cali, publicaram mensagens de solidariedade ao colombiano, assim como Santos, Palmeiras, Cruzeiro, Millonarios, entre outros.
Além dos clubes, personalidades e ex-companheiros de time de Freddy também se manifestaram. Os corinthianos Biro-Biro, Dinei, Ronaldo Giovanelli, Vampeta, Marcelinho Carioca, Luizão; o paraguaio Gamarra e os ídolos colombianos Asprilla e Higuita, entre outros, publicaram mensagens nas redes sociais em apoio ao ex-jogador. Além deles, o ator global Dan Stulbach publicou um vídeo no Twitter falando sobre sua admiração pelo ex-capitão alvinegro.
Os filhos de Rincón, Sebastián e Freddy, estão na Colômbia acompanhando de perto o quadro clínico do pai. Nas redes sociais, eles têm publicado agradecimentos pelas mensagens de apoio recebidas, atualizações sobre o estado de saúde e apelos contra a divulgação de notícias falsas em relação ao acidente e à situação do ídolo corinthiano.
“Por favor, não façam isso (divulgar notícias falsas). Isso afetou minha família. Muita mentira, muita calúnia, mas é normal, faz parte do sensacionalismo. Seguimos sendo positivos de que meu pai irá se levantar. Somente nos resta crer em Deus e termos fé. Todos sabem a pessoa que é o meu pai. Sempre devemos estar positivos e crendo que tudo sairá bem e que teremos Freddy ao nosso lado em breve“, disse Freddy Stiven, ao jornal colombiano Alerta Paisa.
Sebastián Rincón, que também é jogador de futebol e atua pelo Barracas, da Argentina, publicou uma foto segurando a mão do pai no hospital.
Um dos principais nomes do futebol colombiano entre as décadas de 1980 e 1990, Freddy Rincón viveu seus melhores momentos no Corinthians, quando foi fundamental para as conquistas do bicampeonato brasileiro (1998 e 1999) e do Campeonato Paulista de 1999, além do inédito título mundial (2000). Ao lado de Vampeta, formou a melhor dupla de volantes do futebol brasileiro da época e se tornou ídolo da Fiel Torcida.
No total, Rincón disputou 158 jogos e marcou 11 gols com a camisa alvinegra, no período de 1997 a 2000 e depois em 2004, quando retornou ao Timão, aos 37 anos, para encerrar a carreira profissional.
Leia também:
Escalação: Corinthians tem mudanças em todos os setores para enfrentar Deportivo Cali
Corinthians planeja lançar camisa que homenageia títulos de 2012 na partida contra o Boca Juniors
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados