Após o governador do Estado de São Paulo, João Doria, confirmar nesta quinta (11) a paralisação do Campeonato Paulista entre 15 e 30 de março, a FPF (Federação Paulista de Futebol) se posicionou através de comunicado. A entidade afirmou que o torneio “seguirá seu curso de rodadas conforme previsto”, com “as datas passando eventualmente pelos ajustes necessários”.
A Federação ainda confirmou que o estadual será concluído na mesma data prevista anteriormente: 23 de maio, e revelou que terá reunião com o Ministério Público Estadual na próxima segunda, e, no mesmo dia, com os clubes, para discutir o calendário de jogos.
“Será discutido o calendário de jogos a fim de que, juntos, encontremos uma solução viável para adaptar as próximas rodadas da competição. Após este encontro, no mesmo dia, às 15h, FPF e clubes se reunirão para definir o agendamento dos jogos”.
Apesar da paralisação do Paulista, o jogo entre Corinthians e São Caetano, no ABC paulista, que está programado para este domingo (14), vai acontecer normalmente, já que a fase emergencial se inicia no dia seguinte.
Já Mirassol e Corinthians pela 5ª rodada, marcado para o domingo seguinte (21), em diante, com o Paulista na fase de suspensão, ainda não é certo o que irá ocorrer.
Em entrevista à ESPN Brasil, Antônio Olim, presidente do TJD-SP (Tribunal de Justiça Desportiva do Estado de São Paulo), revelou que a FPF cogita realizar o campeonato fora do Estado de São Paulo.
Esta é a segunda vez que o Campeonato Paulista é interrompido em meio à disputa da primeira fase. Em 2020, no início da pandemia de COVID-19, o torneio ficou parado de 17 de março até 22 de julho.
“Após o anúncio do Governo do Estado de São Paulo, que determinou a Fase Emergencial do Plano São Paulo, a Federação Paulista de Futebol, os 16 clubes do Paulistão Sicredi – Série A1 se reuniram virtualmente nesta quinta-feira. Deste encontro, a FPF e os clubes se manifestam publicamente:
A FPF e os clubes lamentam o gravíssimo nível que a pandemia de COVID-19 atingiu em São Paulo e no Brasil, com o alarmante aumento do número de casos e, principalmente, de mortes que estamos presenciando;
Lembramos que há um ano o futebol de São Paulo, de forma consciente, paralisou suas atividades antes mesmo do início do período de quarentena imposto pelo Governo do Estado de São Paulo. Desde então, a FPF e os clubes têm seguido todas as recomendações científicas e médicas, prezando pela saúde de todos, utilizando, inclusive, o esporte como plataforma de educação e orientação aos torcedores com informações referentes à prevenção e combate à COVID-19;
A FPF e os clubes reiteram que o rigoroso Protocolo de Saúde da competição, aprovado e elogiado pelo Ministério Público e pelo Centro de Contingência do Coronavírus, oferece aos profissionais do futebol e a todos os funcionários dos clubes um nível de controle não encontrado em qualquer outra atividade econômica, com testagens seriadas e acompanhamento médico diário. Desde o reinício dos jogos no ano passado, foram mais de 35 mil testes realizados por árbitros, atletas, profissionais e funcionários dos clubes de São Paulo;
O Governo do Estado de São Paulo convidou a FPF e o Ministério Público Estadual para uma reunião às 9h de segunda-feira, na qual será discutido o calendário de jogos a fim de que, juntos, encontremos uma solução viável para adaptar as próximas rodadas da competição. Após este encontro, no mesmo dia, às 15h, FPF e clubes se reunirão para definir o agendamento dos jogos;
Por fim, FPF e clubes afirmam publicamente que o Campeonato Paulista seguirá seu curso de rodadas conforme previsto, as datas passarão eventualmente pelos ajustes necessários e a competição será concluída na mesma data prevista, 23 de maio.“
Leia também:
Rio de Janeiro pode ser alternativa para manutenção do Paulistão
Governo de São Paulo paralisa o Paulistão a partir de segunda
Roni testa positivo para covid-19, e é mais um desfalque do Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados