Testes podem começar a ser feitos dentro de poucos dias como medida preparatória para quando os treinos sejam autorizados pelas autoridades
Mesmo sem data para retornar aos treinos e jogos, a Federação Paulista de Futebol fez um convênio com o Hospital Albert Einstein, para que todos os jogadores dos 16 clubes do Campeonato Paulista, série A1, sejam submetidos a testes que detectam a infecção pelo coronavírus Covid-19.
Pelo protocolo da FPF, é proposto que os atletas voltem aos treinos ao ar livre e com trabalhos individuais, sem contato entre eles, e mais uma série de medidas rígidas, todas visando a proteção da saúde dos envolvidos. Caso o protocolo seja aprovado pelas autoridades, os testes podem começar já durante a primeira quinzena de junho e, neste caso, planejar os jogos para a partir do meio do mês de julho. Vale destacar, que no plano de flexibilização do governador João Dória, os treinos só voltariam em julho.
Mas, tanto a Federação, quanto os clubes paulistas, não tem pressa e não querem falar em datas, apenas trabalhar para viabilizar a volta passo a passo. Diferentemente do Rio de Janeiro, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos combinam treinar todos juntos, quando houver autorização explícita das autoridades da saúde. Isso pode começar a acontecer na semana que vem, dependendo das decisões do governador João Dória e do prefeito Bruno Covas.
Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão