Fisioterapeuta analisa retorno de Memphis Depay ao futebol de alto nível após lesões

  • Por Fabio Luigi / Redação da Central do Timão

Contratado nesta janela de transferências para reforçar o setor ofensivo, que vem passando por dificuldades nesta temporada, Memphis Depay chegou ao Corinthians como uma contratação midiática, em que cerca de 80% dos gastos com o atleta serão bancados pela Esportes da Sorte, patrocinadora máster do clube. Ele assinou um vínculo até julho de 2026 com o clube do Parque São Jorge.

Apesar de ser considerada uma grande aquisição pelo Alvinegro, o neerlandês terá que enfrentar desafios relacionados à sua questão física. Memphis já sofreu várias lesões na carreira, sendo a mais grave no ano de 2019, quando rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) no período em que atuava no Lyon, da França.

O fisioterapeuta Marco Antônio de Araújo, especialista em reabilitação esportiva, explicou quais são os cuidados que devem ser tomados e os desafios que jogadores como Memphis terão que enfrentar.

“As lesões musculares frequentes, como as que Memphis sofreu, podem ser resultado de um desequilíbrio muscular, sobrecarga nos treinos ou até uma falta de recuperação adequada entre jogos. Quando essas lesões se tornam recorrentes, o atleta precisa reavaliar tanto o processo de recuperação quanto a carga de treinamento a que está sendo submetido”, iniciou o fisioterapeuta.

“A musculatura precisa de atenção constante, com um foco em fortalecimento e alongamento, além de um trabalho específico de prevenção, o que muitas vezes é negligenciado pela pressão de retornar rapidamente aos jogos. Memphis deve continuar com foco no fortalecimento para evitar novos problemas, especialmente em situações de alto impacto e mudanças bruscas de direção”, ressalta um dos sócios-fundadores da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE).

Além dos problemas relacionados ao joelho, o atacante também enfrentou lesões musculares, o que pode ser um fator de interferência em seu desempenho.

“Essas lesões musculares frequentes podem estar ligadas à carga de treino excessiva ou à falta de recuperação adequada. O ideal é que ele tenha uma equipe multidisciplinar trabalhando em conjunto, com fisioterapeutas, preparadores físicos e médicos, para ajustar a carga de trabalho e prevenir novas lesões”, completou o diretor da clínica Arthphysio.

Ainda assim, o fisioterapeuta acredita que Memphis Depay pode atingir seu máximo potencial no Corinthians, mas ressalta a importância dos cuidados diários que devem ser adotados em relação ao histórico de lesões do jogador.

“Com os cuidados certos, incluindo a recuperação adequada entre os jogos, o monitoramento da carga de treino e o acompanhamento médico constante, é possível que Depay atue em alto nível. No entanto, é preciso que ele e sua equipe estejam atentos a qualquer sinal de sobrecarga”, concluiu o especialista.

Veja mais:

Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.

Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.

Lateral-esquerda do Corinthians projeta prazo para retornar aos gramados

Com Ramón Díaz, Corinthians se destaca em estatísticas ofensivas e defensivas

Em boa fase, meia do Corinthians ressalta importância de não se acomodar com a vantagem

Notícias do Corinthians

Rolar para cima