Nesta quarta-feira (12), o Corinthians recebe o Flamengo pela final da Copa do Brasil, às 21h45 (de Brasília), na Neo Química Arena. O histórico de jogadores que passaram pelos dois clubes é extenso, tendo jogadores para todas as posições do campo, porém, nesta final, apenas quatro jogadores já vestiram as duas camisas na carreira.
Os quatro candidatos à “lei do ex” na partida desta noite são o meia do Corinthians, Renato Augusto, revelado na base do Flamengo, o lateral Rodinei, o zagueiro Pablo e o meia Éverton Ribeiro, os três últimos jogarão a final vestindo o uniforme rubro-negro.
Renato Augusto
O meio-campista chegou ao Corinthians em 2013, adquirido junto ao Bayer Leverkusen, da Alemanha. Ele ficou no clube até o fim de 2015 e conquistou os títulos do Paulistão, da Recopa, na qual marcou o gol da final, e do Brasileirão de 2015, sendo o craque do campeonato. Renato saiu do Timão após ser campeão nacional e foi para a China, onde ficou até metade de 2021, quando retornou para o Time do Povo e fortaleceu seu nome na história do clube.
Pelo Flamengo, o jogador foi revelado em 2005 e, no ano seguinte, foi campeão da Copa do Brasil, campeonato que decidirá novamente depois de 16 anos. O meia ficou até 2008 no time carioca e então partiu para a Alemanha, antes de se transferir para o Corinthians.
Rodinei
Revelado no Avaí, o lateral-direito chegou ao Corinthians por empréstimo do clube catarinense. Pelo alvinegro, ele jogou apenas uma partida, vindo do banco de reservas. Na ocasião, o Timão saiu derrotado por 2 x 0, contra o Cruzeiro. Após isso, ele foi emprestado para diversos times, até que fez boa passagem pela Ponte Preta e acabou sendo comprado pelo Flamengo em 2016.
Desde então, o atleta foi campeão da Libertadores e do Brasileirão com o time carioca, ambos em 2019. Em 2020, ele foi emprestado ao Internacional e ficou por uma temporada e meia, retornando ao Flamengo em meados de 2021. Neste ano, o lateral vem sendo titular da equipe, com pedidos até de convocação para a Seleção Brasileira.
Pablo
Revelado no Ferroviário-CE, o zagueiro foi ter destaque apenas pela Ponte Preta, em 2015. Com o bom desempenho no time de Campinas, ele foi vendido para o Bordeaux, da França, onde ficou um ano e meio e foi emprestado para o Corinthians em 2017. Pelo time do Parque São Jorge, Pablo formou uma dupla de zaga marcante com o Balbuena, sendo campeão do Paulistão e do Brasileirão daquele ano.
O atleta não permaneceu no Corinthians para o ano seguinte, retornando ao Bordeaux. Lá, ele ficou por mais três anos, até que foi negociado com o Lokomotiv Moscow, da Rússia. Pablo jogou no Leste Europeu por um ano, até que o Flamengo o comprou no início desta temporada. O zagueiro não conseguiu se sagrar titular absoluto e ainda briga por uma vaga com os outros defensores do elenco.
Éverton Ribeiro
Revelado no Corinthians, Éverton Ribeiro é o último suscetível à lei do ex na final da Copa do Brasil. O atualmente meio-campista começou a carreira como lateral-esquerdo e subiu para o profissional num momento difícil do clube, e acabou sendo emprestado para São Caetano e Coritiba, onde se firmou e foi adquirido definitivamente.
Como um dos craques do time paranaense, o já meia foi vendido ao Cruzeiro, onde ficou por dois anos e conquistou dois Campeonatos Brasileiros, sendo craque do campeonato duas vezes. Após isso, foi negociado para um time do Emirados Árabes Unidos, retornado ao Brasil em 2017, para o Flamengo. Um dos pilares da transformação do elenco do time carioca, o meia já venceu dois Brasileirões, duas Supercopas e uma Libertadores com o clube, sagrando-se um dos principais jogadores do futebol brasileiro na última década.
Veja mais:
Torcida do Corinthians faz foguetório em frente ao hotel do Flamengo nesta madrugada; veja o vídeo
Vítor Pereira destaca importância da Fiel para o Corinthians conquistar a Copa do Brasil
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados