Por Caio Coelho / Redação da Central do Timão
Na última sexta-feira (27), em sorteio realizado na sede da Conmebol, no Paraguai, o Corinthians conheceu o seu adversário nas oitavas de final da Copa Libertadores. A equipe alvinegra enfrentará o Boca Juniors-ARG pela segunda vez na atual edição.
Por ter se classificado em segundo lugar no Grupo E, com nove pontos, o Corinthians fez parte do pote dois do sorteio. Já os líderes de cada grupo ficaram dispostos no pote um.
O arquirrival Palmeiras teve a melhor campanha da fase de grupos, com 18 pontos, e enfrentará o Cerro Porteño-PAR nas oitavas, com a vantagem de decidir a vaga em casa.
Além de Boca Juniors e River Plate, em 2018, a Libertadores nunca teve uma final entre dois grandes rivais locais. Corinthians e Palmeiras podem entrar nessa lista, caso eliminem seus respectivos adversários nas oitavas, quartas e semifinais, e cheguem à decisão da competição continental.
Na história da Libertadores, Corinthians e Palmeiras já se enfrentaram em seis ocasiões e o retrospecto do clássico na competição é equilibrado: foram três vitórias do Timão e três da equipe alviverde, com dez gols marcados para cada lado.
Apesar do equilíbrio, o Corinthians foi eliminado pelo rival nas quartas de final, em 1999, e na semifinal, em 2000. Ambas as decisões foram definidas nos pênaltis.
Nesta edição, os confrontos das oitavas serão nas semanas de 29 de junho e 6 de julho. A decisão, em 29 de outubro, será em jogo único na cidade de Guayaquil, no Equador. Dispostos em lados opostos do chaveamento, Corinthians e Palmeiras só podem se encontrar em uma eventual e épica final.
Veja também:
Jô e João Victor têm lesões confirmadas e viram dúvida no Corinthians
Lendário presidente do Corinthians, Vicente Matheus nascia há 114 anos
Corinthians fatura grande quantia ao se classificar para mata-mata da Libertadores