Filho do Terrão, Jô completa 32 anos nesta sexta

Um dos camisas 7 mais queridos pela Fiel, o atacante joga, atualmente, no Nagoya Grampus, do Japão, onde também é ídolo, e sempre deixa claro seu desejo de, em breve, voltar ao Corinthians

Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Revelado pelo Corinthians, João Alves de Assis Silva, o Jô, conseguiu o feito de se tornar o jogador mais novo a vestir a camisa do clube como profissional. Em 19 de julho de 2003, desfalcado de alguns atacantes – Leandro Amaral contundido,  Liédson e Lucas, negociados – o técnico Geninho decidiu lançar o garoto da base no Campeonato Brasileiro, contra o Guarani, tendo, à altura, 16 anos, três meses e 29 dias. A partida terminou 1 a 0 para o Timão, com gol de Fabrício.

No dia 24 de agosto de 2003, 35 dias depois, Jô voltou a entrar durante a partida contra o Internacional, e marcou o terceiro gol da vitória por 3 a 1 no Pacaembu. Assim se tornou o jogador mais jovem a fazer gol pelo Corinthians, com 16 anos, quatro meses e quatro dias.

Em 2005 Jô se transferiu para o CSKA Moscou (RUS). Após passar por vários clubes pelo mundo, o atacante acertou sua volta no Corinthians em 02 de novembro de 2016 por duas temporadas.

Ídolo Vampeta marcava seu último gol pelo Corinthians há 18 anos

Infectado por coronavírus, Jonathas, ex-Corinthians, evolui bem na Espanha

Corinthians prepara site específico para reembolsar torcedores durante pandemia

Em 2017 Jô conquistou o Campeonato Paulista e o Brasileirão com o manto alvinegro, ganhando o apelido de Rei dos Clássicos, pois fez sete gols em 12 clássicos. No Brasileirão, além do título, Jô também se tornou o primeiro jogador corinthiano a conquistar a artilharia da competição nacional, com 18 gols. 

Em 22 de dezembro de 2017, o Corinthians acertou a venda de Jô ao Nagoya Grampus, do Japão, por 11 milhões de euros (cerca de R$ 43 milhões).

Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Desejo de voltar ao Corinthians

Em entrevista recente, o atacante deixou claro que espera voltar a marcar gols na Arena Corinthians, onde é o terceiro maior artilheiro, com 16 gols.

“Sempre deixei muito claro que um dia, quem sabe, eu possa voltar a dar alegrias à torcida do Corinthians, tanto na Arena quanto fora. Espero um dia poder voltar a fazer gols na Arena e dar mais alegrias para a Fiel.” 

No total, Jô atuou em 179 jogos e marcou 43 gols pelo Corinthians. Conquistou quatro títulos: Campeonato Paulista 2003/2017 e Campeonato Brasileiro 2005/2017.

Parabéns, ídolo!

PS.:  O feito de Jô foi batido somente 16 anos depois, pelo zagueiro Lucas  Belezi, que se tornou o jogador mais jovem da história a vestir a camisa profissional do Corinthians em julho de 2019, ao estrear diante do Botafogo/SP, em amistoso. O zagueiro desbancou Jô, que estreou no Alvinegro com 16 anos, 3 meses e 29 dias, enquanto Belezi tinha 16 anos, um mês e 21 dias.

Por Redação da Central do Timão

Notícias do Corinthians

Rolar para cima