- Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
Na CNN Brasil há um ano, o jornalista Jairo Nascimento não é mais repórter de notícias da emissora, e agora apresentará fatos sobre futebol na programação da TV. Jairinho é filho de Jairo, um dos maiores goleiros da história do Corinthians. Em 1978, Jairo obteve o recorde de invencibilidade de um goleiro no Campeonato Brasileiro: 1.132 minutos, equivalentes a pouco mais de 12 jogos, sem ser vazado.
À coluna de Gabriel Vaquer, no UOL Esporte, Jairo falou da surpresa da promoção na emissora e lamentou que no período como repórter não tenha conseguido fazer nenhuma cobertura no Estádio do Maracanã, devido a pandemia.
“Foi uma grande surpresa, sinceramente, nunca pensei que isso fosse acontecer comigo na CNN. Até então, atuei na cobertura de diversos assuntos, menos esportes. A nossa cobertura é variada. Fazemos de tudo. A pandemia atrapalhou os eventos esportivos enquanto eu trabalhava no Rio de Janeiro. Não foi possível cobrir nenhum jogo no Maracanã, por exemplo. Uma pena”, explicou.
Jairinho ainda relembrou seu pai, Jairo, um dos maiores goleiros do futebol brasileiro e que faleceu em 06 de fevereiro de 2019, em Curitiba, aos 72 anos, vítima de problemas renais.
“Éramos muito próximos. Meu pai era meu melhor amigo. Era um homem de muitos conselhos, calmo e de uma humildade que vi em poucas pessoas. Nós conversávamos muito sobre os bastidores do esporte. Sempre gostei disso. O assunto era pré-jogo, o vestiário, as viagens pelos clubes. Não esqueço quando ele me contou da infância pobre em Joinville. Ele era o dono da bola, mas jogava mal na linha. Por isso, acabou no gol. Com talento ele foi descoberto, foi parar no Rio de Janeiro. Um dia estava no campinho de terra, morando numa casa de madeira muito simples. Dias depois, ele estava atuando em um dos maiores clubes do Brasil, o Fluminense. Meu pai, Jairo do Nascimento, passou pelo Corinthians, Coritiba, Náutico e pela seleção. Eu nasci depois, só pude vê-lo jogar em imagens de arquivo, mas ganhei as histórias”, concluiu.
Na última quarta (17), Jairinho comemorou um ano de CNN Brasil em suas redes sociais.
“Um ano no ar! E que ano. Fico muito feliz por fazer parte do time que ajudou na construção da @cnnbrasil . Me lembro da alegria quando recebi o convite feito pelo Instagram. Da timidez em conhecer tanta gente nova, do medo de travar no ar, da responsabilidade de falar para tanta gente e da preocupação de fazer um bom jornalismo. Foi um começo difícil, tinha perdido meu pai há pouco tempo, deixei a mãe e meu filho em Curitiba e fui morar no Rio. O time se uniu, se ajudou e…pronto. No ar. Fico agradecido por esta experiência e tanto. Valeu muito e valerá mais. E seguindo a TV, desejo meus sentimentos às vítimas da pandemia. Vamos passar isso juntos, com trabalho, coragem e informação.”, escreveu.
Clique AQUI para ver a publicação no Instagram.
Jairo do Nascimento, conhecido como Pantera Negra, foi goleiro e ídolo do Corinthians de 1977 a 1980. Pelo Timão foi bicampeão Paulista (77 e 79) e foi com ele na meta que o Timão entrou em campo pela primeira vez em uma partida na Copa Libertadores da América. Diante do Internacional, em 03 de abril de 1977, em empate de 1×1.
Leia também:
FPF retoma negociações para realização do Paulistão no Rio de Janeiro
Ganhando espaço, Gabriel Pereira comenta sobre evolução: ”Aprendo todos os dias no Corinthians”
“Serviu de incentivo”, diz Paulo Roberto sobre desabafo de Neto em 2017