Em um desdobramento recente de um caso que ganhou destaque nos meios jurídicos e esportivos, o Corinthians foi condenado pela Justiça a indenizar a família do icônico cantor Tim Maia, falecido em 1998, bem como a gravadora Warner/Chappell Music, por fazer uso não autorizado de uma música inspirada na famosa canção “Não quero dinheiro (só quero amar)”. A ação legal foi movida pelo filho de Tim Maia, Carmelo Maia, e pela gravadora, após o clube utilizar uma versão adaptada da música em uma campanha publicitária durante o Mundial de Clubes da Fifa em 2012.
Léo Maia, filho adotivo do lendário cantor, veio a público esclarecer que não possui nenhuma relação com a ação judicial movida contra o Corinthians. Léo explicou que o mal-entendido ocorreu devido a informações incorretas divulgadas em um site ao qual dizem que ele está associado na ação.
“Recentemente, meu irmão processou o Corinthians por causa de uma canção do meu pai, e foi atribuído a mim em um site em que estou envolvido. No entanto, isso não é verdade“, declarou Léo Maia. Ele ressaltou sua natureza humilde e seu compromisso com a música, e mencionou que chegou a ser convidado para cantar no aniversário do Corinthians e no teatro do clube.
Léo Maia fez questão de expressar suas desculpas à torcida do Corinthians pelo equívoco e deixou claro que seu envolvimento na situação é inexistente. “Gostaria de pedir desculpas à massa corinthiana por esse mal entendido. Se eu pudesse falar com meu irmão, diria a ele para não fazer isso, para não mexer com Deus, com o povo e com a memória de meu pai. No entanto, quero deixar claro que não tenho qualquer envolvimento nessa situação. Peço humildemente que me isentem disso. Peço que ajam corretamente. Meu pai está em paz no céu e deixou um legado para todos. Ele não tem culpa nisso, e peço que não o julguem.“
Léo Maia também se manifestou sobre a relação entre a família e o caso em questão. Ele direcionou a responsabilidade pela ação legal para seu irmão, Carmelo Maia, afirmando que este detém os direitos legais relacionados à ação contra o clube. “O responsável por isso é Carmelo Maia, ele é quem detém os direitos legais de quem está movendo a ação contra vocês”, destacou Léo Maia.
Em resposta às alegações de uso indevido de música, o Corinthians apresentou sua defesa, argumentando que a composição musical em questão é criação autônoma de seus torcedores e que o anúncio em questão foi elaborado pela TV Globo para promover o Mundial de Clubes. Adicionalmente, o clube paulista sustentou que a melodia presente na campanha publicitária constituía uma “paráfrase” e invocou as disposições da lei de direitos autorais que dispensam a necessidade de obtenção de autorização em tais circunstâncias.
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