- Por Vitor Revez Guedes / Redação da Central do Timão
O Corinthians possui para muitos a maior torcida do Brasil e com uma torcida tão grande é compreensível pensarmos que há torcedores espalhados por todo o globo. Na semana passada apresentamos a FIEL Dublin a torcida corinthiana situada na Irlanda. Agora falaremos da torcida situada do outro lado do mundo, a Fiel Sydney.
Fundada em 2012 por conta da final do Mundial de Clubes, mas na época ainda se chamava FIEL AUSTRÁLIA. Em 2017, os amigos Arthur e Alan fundaram a FIEL SYDNEY e alguns integrantes da FIEL AUSTRÁLIA também se juntaram e a FIEL SYDNEY se fortaleceu. A torcida conta atualmente com 300 corinthianos que moram em Sydney.
A torcida se encontra para assistir aos jogos do Timão em um pub chamado Pyrmont Bridge Hotel, conhecidos pelos torcedores como Pyrmontao. A torcida engloba 90% de torcedores que moram na cidade de Sydney, os outros 10% são pessoas que moram em cidades vizinhas, mas que ainda assim viajam para ver os jogos em Sydney.
A FIEL SYDNEY possui contato com diversas torcidas do Corinthians espalhadas pelo mundo, mas um encontro se torna difícil por conta da distância da Austrália com outros países.
Ainda falando sobre a relação com torcidas do Timão, a maioria de seus integrantes era membro de organizadas no Brasil, motivo pelo qual a FIEL SYDNEY sempre tenta seguir as tradições da arquibancada. Mas em entrevista, o líder da torcida Arthur destacou que eles não são filiados a nenhuma torcida no Brasil.
Arthur explicou mais sobre sua torcida.
“O intuito obviamente é apoiar o Corinthians mesmo do outro lado do mundo. Não somos nenhuma subsede da Gaviões nem de nenhuma torcida organizada, mas a maioria dos líderes daqui eram da Gaviões da Fiel.”
“Com absoluta certeza a FIEL SYDNEY é a torcida pelo mundo que mais leva a tradição de uma arquibancada. No nosso Pub é proibido entrar de verde, você não vai gritar gol antes da hora, 90 minutos cantando sem parar. Exatamente as mesmas regras da arquibancada a gente trás pro lado daqui”, explicou Arthur.
Um ponto que a torcida em Sydney se destaca é com suas ações beneficentes. Eles realizaram uma ação que arrecadou cinco mil reais para ajudar uma instituição que cuida de crianças diagnosticadas com câncer na Zona Leste de São Paulo. Também ajudaram a ‘Tuma do Escanteio’ com doação de ovos de Páscoa.
Confira a live realizada pela TV Central do Timão neste sábado com integrantes da Fiel Sydney:
Leia também:
MAIS QUE UMA TORCIDA: “Turma do Escanteio” – aquela turma que você respeita
FIEL Dublin – Conheça a torcida-time do Corinthians na Irlanda