No próximo dia 1º de setembro, o Corinthians completa 112 anos de fundação. Idealizado por um grupo de operários, que buscou inspiração para o nome do clube na equipe inglesa do Corinthian-Casuals, que excursionava pelo Brasil na época, o Timão se tornou um dos principais expoentes do futebol brasileiro e conquistou milhões de torcedores, dentro e fora do país. É o caso da Fiel Dublin, formada por corinthianos residentes na Irlanda, que farão um amistoso com a equipe londrina para celebrar o aniversário do Alvinegro paulista.
A partida com o Corinthian-Casuals está marcada para o dia 25 de setembro, no King George’s Field Tolworth, em Londres, e será transmitida pelo Instagram da Fiel Dublin. A Central do Timão conversou com Christian Vital, um dos organizadores da torcida e diretor do time, sobre as expectativas para este encontro histórico.
“A nossa expectativa para o jogo com o Casuals é alta, estamos à flor da pele, pois é uma oportunidade de jogar contra o time que originou o nome do nosso time de coração”, disse o corinthiano.
Christian conta que a partida deveria ter acontecido em 2020, mas precisou ser adiada em razão da pandemia de Covid-19.
“Nós estamos aqui na Irlanda, a uma hora de Londres, mais ou menos, e este amistoso na verdade já era pra ter acontecido há dois anos, mas devido à pandemia precisou ser cancelado. Nós já tínhamos feito todo um planejamento de viagem e em relação aos torcedores e jogadores, que também são torcedores, hotel, acomodação, uma festa brasileira lá. E agora a gente tem a oportunidade de realizar este jogo”, explicou.
Embora não seja um time de futebol profissional, a equipe da Fiel Dublin é bem organizada e conta com comissão técnica, horários de treinos definidos, patrocínios e até promove ações sociais. O time de torcedores corinthianos também disputa o “Brasileirão” local.
“A gente procura ser um time de futebol bem organizado, embora não seja profissional, porque cada um tem suas atividades aqui, todos trabalham, alguns são estudantes e têm o futebol Fiel Dublin como lazer, mas a gente procura ser o mais organizado possível em relação a treinos, a técnico, a patrocínios para que o futebol consiga andar com as próprias pernas… Mesmo a gente estando longe do Brasil e longe, entre aspas, do Coringão é algo que ajuda a gente a matar um pouco a saudade”, revelou Christian Vital.
Sobre os jogadores que participarão do amistoso com o Corinthian-Casuals, o diretor do futebol da Fiel Dublin explica que ser corinthiano é pré-requisito básico.
“Esta é uma decisão da organização, os jogadores tem que ser corinthianos. A gente faz uma peneira e o treinador analisa a qualidade técnica de cada um para integrar ao time. Só que temos uma rotatividade muito alta de jogadores, porque muita gente volta para o Brasil ou então muda de país, então sempre realizamos peneiras e sempre os convidados são corinthianos”, concluiu.
O clube inglês que inspirou o Timão já esteve no Brasil em três oportunidades. Em 1988, quase um século depois da primeira passagem, o Corinthian-Casuals disputou um amistoso com o Corinthians, repleto de ídolos de todos os tempos, inclusive Rivellino e Sócrates, que marcou o gol da vitória alvinegra por 1 x 0. A pedido dos visitantes, o Doutor jogou cerca de 15 minutos na equipe inglesa. Em 2015, o Corinthian-Casuals retornou ao Brasil para realizar outro amistoso com o Timão, desta vez na Neo Química Arena, quando perdeu por 3 x 0. Na ocasião, Danilo repetiu o gesto de Sócrates e jogou pelo Casuals por alguns minutos.
Leia também:
Corinthians anuncia live com atrações para comemorar 112 anos de história
Fábio Santos diz estar “muito motivado” para buscar virada pelo Corinthians na Copa do Brasil
Zagueiro do Corinthians Sub-20 revela elogios de Vítor Pereira sobre a base do clube
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados