- Por Vitor Revez Guedes / Redação da Central do Timão
Criada em 2011 por torcedores que vivem na cidade de Dublin, na Irlanda, a FIEL Dublin tem como intuito se reunir para torcer e se sentir por um instante como se estivessem frequentando um ambiente brasileiro com torcedores do Corinthians. O local escolhido para torcerem pelo Timão foi o pub Woolshed, os pub’s, são como bares aqui no Brasil.
Em bate-papo com integrantes do Corinthian-Casuals, que será divulgado às 14h desta quarta (14) no Instagram da Fiel Dublin, Christian Vital Nunes Bem, um dos organizadores da torcida, compartilhou um pouco sobre essa torcida apaixonada pelo Corinthians que se encontra do outro lado do oceano.
“A Fiel Dublin começou em meados de 2011, quando o Timão foi campeão brasileiro. Existe até um vídeo na internet dos torcedores gritando o ‘Poropopó’ na Avenida O’Connell, uma das principais de Dublin, quando o Timão foi campeão Mundial em 2012. E a partir dali ela foi crescendo e ganhando grande proporção. Eu não estava aqui na época, cheguei em 2013, mas o pessoal já assistia aos jogos no pub. A torcida comparece bastante, já tivemos mais de 100 pessoas aqui nas últimas finais do Paulistão”, explicou.
No início, a FIEL Dublin somente se reunia para torcer em dias de jogos do Timão, mas com o passar do tempo, seus integrantes começaram a jogar futebol, pensando em se divertirem entre amigos corinthianos. No entanto, tudo começou a mudar quando os torcedores começaram a levar a sério o assunto, após entrarem em um campeonato de futebol organizado pelo bar que frequentam.
“A gente tinha o ‘Rachão do Coringão’, onde alguns torcedores do Corinthians se encontravam toda segunda-feira por volta de 21h. Mas depois disso tivemos a oportunidade de participar de um Campeonato Italiano de Futebol 7 do pub local . Era um campeonato totalmente ‘italiano’, mas dois times brasileiros foram convidados, o nosso e mais um. Participamos do campeonato, e os dois brasileiros fizeram a final”. Em 2018.
Após a participação no torneio, o rumo da FIEL Dublin mudou completamente. Eles decidiram formar uma equipe mais estruturada afim de disputar mais competições. Além disso também ajudaram na criação de diversos torneios.
“A gente começou a se estruturar de uma forma horizontal: agora temos equipe de vendas, de marketing, e criamos o Futebol Fiel Dublin. Não vencemos o Italiano, mas aprendemos muito com a organização desse campeonato. Depois disso, então, decidimos criar o Brasileirão Dublin 2019”, revelou.
O Brasileirão Dublin conta com 10 equipes, a Fiel Dublin e outros oito times brasileiros, incluindo um convidado. Os participantes da ultima edição realizada foram: FIEL Dublin, São Paulo Dublin, Galo Dublin, Grêmio Dublin, Fla Dublin, Paysandu Dublin, Palmeiras Dublin, Santos Dublin, DublinZeiros (torcida do Cruzeiro) e o convidado Barcelona Dublin. Todos os times são compostos por torcedores dos times de suas respectivas equipes.
“Em quase dois meses de campeonato nós fizemos um trabalho muito intenso de divulgação, e também dentro de quadra. O torneio não tem fins lucrativos, e a premiação, de 2 mil euros, que é sempre revertida para uma instituição de caridade”, contou Christian.
Confira o bate-papo completo no Instagram da Fiel Dublin, clicando aqui.
Leias mais:
Quem fica? Confira a situação dos cinco atletas do Corinthians que estão em fim de contrato
Corinthians presta homenagem a Anderson Silva no dia de seu aniversário
Otero é o jogador do Corinthians com mais finalizações no Paulistão