Primeira vítima do Fenômeno no Timão, Palmeiras sofreu três dos sete gols do Fenômeno em clássicos paulistas
É impossível contar a história da inesquecível passagem de Ronaldo pelo Corinthians sem mencionar a cidade de Presidente Prudente, no interior de SP, afinal foi lá, em clássico truncado, que o Fenômeno fez a Fiel explodir de alegria pela primeira vez.
Atacante do Timão de 2009 até 2011, quando se aposentou, Ronaldo anotou sete gols em clássicos contra os maiores rivais do Corinthians. O Palmeiras, com três tentos sofridos do Fenômeno, está a frente de Santos (dois) e São Paulo (dois).
Em sua segunda partida com a camisa do Corinthians, Ronaldo entrou no segundo tempo do Dérbi em Presidente Prudente. No lugar de Escudero, o craque entrou em campo quando a partida estava 1 a 0 para o rival, gol do atual botafoguense Diego Souza. Mostrando-se mais solto, mandou uma bomba no travessão de Bruno, então goleiro palmeirense.
A glória veio nos acréscimos, quando Douglas bateu escanteio na segunda trave e Ronaldo, de forma triunfal, testou para o fundo das redes e correu para o alambrado para comemorar com a Fiel pela primeira vez. Na comemoração, o alambrado foi abaixo, tamanha a festa pelo gol do artilheiro.
“A história que eu fiz dentro de campo com esta camisa nunca será esquecida. Foi uma parte muito importante da minha carreira, voltar a ter contato com o torcedor brasileiro, com o torcedor corintiano. E ainda teve o episódio do alambrado, que não aguentou o peso” – brincou o Fenômeno, em 2019, após lançamento do atual uniforme do Corinthians, alusivo à época.
No segundo turno do Brasileirão do mesmo ano, Ronaldo anotou mais dois gols sobre o Palmeiras em Presidente Prudente. Em clássico eletrizante, o Fenômeno abriu o placar em cobrança de pênalti de Marcos em Jorge Henrique.
Após empate palmeirense, o meia argentino Defederico encontrou Ronaldo na grande área, que deu um drible de corpo desconcertante em Bruno e desempatou o duelo.
O Palmeiras chegou ao empate instantes depois, mas o Fenômeno já havia feito história em Presidente Prudente. Naquele ano, além do Paulistão, Ronaldo venceu a Copa do Brasil com o Timão, enquanto o Palmeiras sofreu com instabilidade e ficou fora até mesmo da Copa Libertadores.
Em fevereiro de 2011, Ronaldo encerrou sua carreira no Corinthians, onde marcou 35 gols em 69 jogos. Contra o Palmeiras, o Fenômeno deixou sua marca três vezes, em quatro confrontos disputados.
Por Redação Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados