O Globoesporte.com fez um levantamento das comissões técnicas dos times femininos no Brasil
O levantamento foi feito com todos os clubes das Séries A1 e A2 do Campeonato Brasileiro. O estudo revelou que 30% dos integrantes das comissões são do sexo feminino.
Aline Pellegrino, coordenadora do Departamento de Futebol Feminino da Federação Paulista de Futebol, e ex-zagueira e capitã da Seleção, comentou sobre mudanças para a quantidade de homens e mulheres ser mais equilibrada.
“Este equilíbrio entre homens e mulheres vai acontecer, mas não vai ser do dia para a noite. Sabemos que, historicamente, este espaço foi proibido para as mulheres durante décadas, e isso gera prejuízo.”, disse Aline.
“Algumas ações afirmativas, por exemplo, poderiam determinar um número de mulheres nos cursos de licenças de técnicos, ou criar mecanismos que estimulem a inclusão de mais mulheres nos corpos técnicos dos clubes.”, completou a coordenadora.
No Brasil são 52 times femininos. Dessas equipes, Corinthians e Audax são os que mais possuem profissionais envolvidos com as equipes femininas, com 12 integrantes nas comissões. No Timão, dos 12 integrantes, 4 são do sexo feminino.
O clube que tem mais mulheres nas comissões é o Ceará, na Série A2, com seis mulheres (gestora, auxiliar técnica, preparadora de goleiras, preparadora física, analista de desempenho e massagista).
Já como treinadora, temos somente três mulheres na séria A1 (Ferroviária, Santos e Sport). Na série A2 são seis treinadoras mulheres (América-MG, Botafogo-PB, Fluminense, Grêmio, Palmeiras e Pinheirense-PA).
Por Thatiane Jordão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados