- Por Tatiane Vidal / redação da central do Timão
A Federação Paulista de Futebol (FPF) manteve decisão de continuar com torcida única, dos mandantes, em clássicos entre os seis times do estado: Corinthians, Guarani, Palmeiras, Ponte Preta, Santos e São Paulo. A oficialização foi realizada por pedido da Ministério Público de São Paulo.
A decisão de ter apenas torcida única aconteceu pela primeira vez no dia seguinte à morte de uma pessoa em São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, durante briga entre torcedores de Palmeiras e Corinthians, que disputaram no Pacaembu, um clássico válido pela 14ª rodada do Paulistão de 2016.
Desde então, o pedido é renovado no mês de novembro de todo ano. Em 2021, o ofício foi enviado pelo Jecrim (Juizado do Torcedor) à federação em 4 de novembro, e de acordo com Marcel Rizzo, do UOL, os clubes foram notificados sobre decisão no dia 21 de janeiro, por meio de portaria assinada por Gustavo Delbin, que assumiu em 2022 interinamente a direção do Departamento de Segurança da entidade.
O primeiro clássico que acontecerá pelo Campeonato Paulista será no dia 02 de fevereiro, entre Corinthians e Santos, na Neo Química Arena, com presença apenas da Fiel Torcida.
Veja também:
FPF muda horário da final da Copinha pensando na estreia do Corinthians no Paulistão
Dois jogadores emprestados pelo Corinthians devem iniciar temporada como titulares em seus clubes