- Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão
A Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou oficialmente a criação da primeira Copinha Feminina. A data exata de início ainda não foi revelada, mas a competição ocorrerá em dezembro deste ano, um mês antes da Copa São Paulo de Futebol Júnior para garotos.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, ocorrerá um investimento de R$ 3,5 milhões da administração municipal. Este montante servirá para arcar suporte operacional e viabilizar a realização do campeonato, visto que muitos times femininos não possuem condições de arcarem com as próprias contas.
Ao todo, a competição contará com 16 equipes, distribuídas em quatro grupos com quatro participantes. Ao fim da primeira fase, os melhores times de cada chave se enfrentam em uma semifinal e, após a decisão, acontece a grande final. Ainda não há definição de todos os participantes.
Em entrevista concedida no fim de abril, o secretário de esportes da cidade de São Paulo, Cacá Vianna, Corinthians, Ferroviária, Internacional, São Paulo e Grêmio demonstraram interesse na realização da Copinha Feminina antes do anúncio. Esta sinalização pode ser um indicador de participação no torneio.
“A competição masculina tem 128 clubes e é a maior competição de base do mundo. A gente começa (a feminina) com 16, mas a nossa expectativa é que a gente vá ampliando a cada ano o número de clubes participantes e com equipes de todo o Brasil. Esse campeonato entra no calendário das competições importantes da federação e da cidade de São Paulo e já com protagonismo. Será um resgate histórico apoiando uma modalidade perseguida durante tantos anos no Brasil”, disse Mauro Silva, vice-presidente da FPF, ao site oficial da Prefeitura.
Além das equipes participantes, a Federação Paulista de Futebol também tem que anunciar as sedes de cada grupo, como acontece na Copinha de futebol masculino. Na edição mais tradicional, cada grupo atua em um estádio, em diversas cidades espalhadas pelo estado.
Segundo o calendário da CBF, o Campeonato Brasileiro Feminino Sub-20 se encerra no dia 21 de junho, sobrando seis meses sem competições nacionais. Já o Paulistão ainda não teve suas datas divulgadas, mas em 2022 a competição ocorreu entre junho e julho. O Corinthians, no momento, não tem competições para disputar, visto que foi eliminado do Brasileirão.
Veja mais:
Daronco é escalado para apitar seu terceiro jogo do Corinthians no Brasileirão
Zagueiro do Arsenal vai à Arena e acompanha classificação épica do Corinthians como torcedor
Renato Augusto termina vitória do Corinthians na Copa do Brasil como líder em passes decisivos