Presidente da Comissão Médica da entidade alertou que esses kits podem dar resultados falsos, prejudicando a proteção dos atletas
A compra de testes para Covid-19 por parte dos clubes para a volta do Campeonato Paulista é uma das principais preocupações do presidente da Comissão Médica da Federação Paulista de Futebol, Moisés Cohen.
Tanto que ele fez um alerta aos médicos das equipes da série A-1, sobre o risco de adquirir kits que não sejam registrados na Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária). São produtos considerados ilegais.
“Com a pandemia, tem muita gente oferecendo kits de testes, mas alguns não passaram pela Anvisa. Alertei os médicos para esse risco. Exames feitos com esses kits podem dar resultados falsos, prejudicando o esquema de proteção”, disse Cohen ao blog do Perrone, no portal UOL.
Na reunião entre a FPF e os clubes, na tarde desta segunda (04), a entidade divulgou seu Protocolo de Retomada do Futebol, produzido pela Comissão Médica da FPF, presidida pelo Prof. Dr. Moisés Cohen. O documento, enviado aos órgãos da saúde de São Paulo, contém medidas preventivas e de controle para o término da competição tão logo as autoridades permitam.
Jogadores e integrantes das comissões técnicas fariam testes para Covid-19 antes de iniciarem o período de concentração e jogos, que pelo menos inicialmente seriam com portões fechados.
A volta do Campeonato Paulista só acontecerá depois que o Governo do Estado der seu aval. Não há prazo para isso acontecer.
Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão