Fazendo as contas – O que falta para o Corinthians passar de fase no Paulistão

O maior campeão da história do Campeonato Paulista, e atual tricampeão, chega às últimas três rodadas sabendo que precisa vencer, vencer e vencer

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Lanterna do Grupo D, o Corinthians vive um momento delicado no Campeonato Paulista. Com dez pontos e um jogo a menos que os adversários de grupo – com exceção do Guarani que ainda joga na segunda-feira (16) contra a Ponte Preta -, o Timão está há cinco partidas sem vencer.

O Alvinegro do Parque São Jorge, maior detentor de títulos do Campeonato Paulista e atual tricampeão, chega às três rodadas finais da primeira fase precisando vencer e dependendo dos rivais para se classificar às quartas.

Em nove jogos, o Timão venceu apenas dois, empatou quatro e perdeu três. Uma má campanha que rende, até o momento, apenas dez pontos na tabela e 37% de aproveitamento.

Vejamos as possibilidades:

Caso triunfe nas três partidas que faltam, e Bragantino e Guarani não vençam suas últimas, o time de Tiago Nunes chegaria a 19 pontos, encerraria a fase de grupos em primeiro e se classificaria com tranquilidade, juntamente com o Red Bull Bragantino. O problema é que isso não é tão fácil.

Pelos adversários que tem pela frente, Bragantino ainda pode chegar a 23 pontos e o Guarani a 22. O jeito é torcer para ambos terem algum tropeço.

Para se classificar em segundo do grupo é necessário uma série de combinações. Vejamos algumas.

Se somar, pelo menos, mais quatro pontos (uma vitória e um empate). Aí seria preciso ainda torcer para Guarani e Ferroviária não pontuarem mais nos jogos restantes. 

Se somar 7 pontos (duas vitória e um empate) e seus adversários somarem 3 pontos (no total) cada um, o Corinthians chegaria a 17 pontos, ultrapassando o Guarani e se classificaria em segundo do grupo.

Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

De toda forma, ainda tem dois rivais pela frente: São Paulo e Palmeiras. Com o Palmeiras, tem o clássico no próximo dia 22. E o São Paulo jogará contra: Red Bull Bragantino no dia 21, no Morumbi, e na última rodada, enfrentará o Guarani no Brinco de Ouro, em Campinas. O Timão precisa vencer o Derby e torcer para o São Paulo derrotar o Bragantino e o Guarani.

Confira como está a tabela nos momentos que antecedem a partida contra o Ituano, neste domingo (15):

GRUPO D

PJVEDGPGCSG%
Bragantino1710523137656.7
Guarani139342127548.1
Ferroviária1110253119236.7
Corinthians109243119237


Confira os jogos que faltam:

JOGOS DO CORINTHIANS:
15/03 – Ituano (Arena Corinthians)
22/03 – Palmeiras (Arena Corinthians)
01/04 – Oeste (Arena Barueri)

JOGOS DO RED BULL BRAGANTINO:
21/03 – São Paulo (Morumbi)
01/04 – Botafogo-SP (Nabi Abi Chedid)

JOGOS DO GUARANI:
16/03 – Ponte Preta (Brinco de Ouro)
20/03 – Botafogo-SP (Santa Cruz)
01/04 – São Paulo (Brinco de Ouro)

Neste domingo (15), o Corinthians precisa vencer o Ituano e torcer pelo tropeço dos adversários, combinação que garantiria o Timão ao menos na vice-liderança.

Esperamos vencer. O Corinthians tem obrigação de vencer sempre, isso nós temos claro. Isso é cobrado internamente também, e não tem outra solução a não ser a continuidade, entender cada jogo, mas sem perder o norte. Só a continuidade nos dá a tranquilidade necessária”, comentou Tiago Nunes.

Corinthians e Ituano se enfrentam a partir das 16h, na casa do Timão, pela décima rodada do Campeonato Paulista. A arbitragem será de Flávio Rodrigues de Souza, que será auxiliado por Marco Antonio de Andrade, Herman Brumel e Márcio Roberto. e o jogo terá transmissão da Rede Globo na tv aberta e do SporTV na tv fechada.

Por Redação da Central do Timão

Notícias do Corinthians

Rolar para cima