Fase final do Paulistão terá VAR ‘centralizado’; entenda

Todas as salas de operação do árbitro de vídeo estão montadas na sede da Federação Paulista e não nos estádios; Corinthians joga na quinta

O VAR está de volta ao futebol brasileiro. A Federação Paulista de Futebol divulgou nesta segunda (27) que já nos jogos das quartas de final do torneio o árbitro de vídeo estará presente, adotando o mesmo modelo da Copa do Mundo de 2018.

Sala do VAR centralizado, na sede da Federação Paulista de Futebol. Foto: RODRIGO CORSI/FPF

As cabines serão centralizadas em um único local, na sede da entidade, obedecendo ao mesmo formato que se usa na Espanha e que foi utilizado na Copa do Mundo de 2018, quando as cabines do VAR eram operadas de uma central em Moscou.

O Campeonato Paulista será precursor do VAR centralizado na América Latina. A Federação anunciou o feito em suas redes sociais.

Desde o ano passado a FPF começou a construir as salas em sua sede e a testar os aparelhos de áudio e vídeo em longa distância. Duas empresas foram contratadas para implementar a novidade. Uma que operou o mecanismo no Paulistão de 2019 e na Copa do Mundo da Rússia, e outra que é responsável pela conexão de fibras. 

A Federação informou, ainda que, por precaução, cada estádio que vai receber os jogos também terá sua sala de operação montada, que só será utilizada, caso algum problema que impeça o funcionamento do novo formato.

Os estádios envolvidos nas quartas de final são o Morumbi, o Allianz Parque e a Vila Belmiro. O Corinthians vai em busca da vaga na semifinal do Paulista a partir das 19h da quinta-feira (30), no Morumbi.

Por Nágela Gaia/Redação da Central do Timão

Leia mais:

+ Ídolo alviverde diz que Palmeiras não tem a força para enfrentar um adversário como o Corinthians

+ Boselli precisará de um mês para se recuperar de cirurgia, afirma médico

+ Retorno de Cantillo marca a segunda de treinos do Corinthians

Notícias do Corinthians

Rolar para cima