Fagner é o melhor lateral direito atuando no Brasil. Em todos os fundamentos próprios da posição, tem desempenhado a função com maestria. É grande marcador, voluntarioso, executa bem a passagem, chega bem no ataque, é rápido, faz cruzamentos certeiros e chuta forte direcionado. Excelente atleta.
Foto: Renato Borges / RB fotografia
Porém, parte da mídia tradicional não dá o devido valor ao jogador. Ele é vítima de constantes apelações. De maneira covarde, lhe atribuem pechas e são executadas comparações que beiram o ridículo, tamanho o absurdo proferido.
Inicialmente, optam por vociferar não merecida sua convocação para a Seleção Brasileira. Nem seu excelente desempenho na Copa do Mundo foi capaz de calar os detratores. Conta com a confiança do Mestre Tite, de quem foi comandado, pois nunca foge, nem se esconde em jogos grandes. As qualidades pro cargo são as expostas acima.
Para tentar descredenciá-lo, apontam da boca pra fora e de maneira vazia “um outro melhor”. Não vou nem perder tempo comparando, pois dá vergonha. Desde um Marcos “peneira” qualquer, até algum reserva sumido no exterior. Daí, dão um show de clubismo retrógrado de nulos argumentos e “jogam para a torcida”. Definitivamente, é deprimente.
A derradeira é lhe considerar violento. Fagner é ríspido. Joga duro. Discípulo do futebol brigado, na dividida com o pé firme. É forte e propício para o jogo de contato. Mas não é desleal, muito menos covarde. Daí, alguns boçais que compõem o quadro das “mesas redondas circo” (grande parte delas tem essa característica), pegam um lance isolado e se dão ao luxo de julgar a carreira de um profissional sério. Injustificável!
Assisto futebol com os olhos abertos. Não há clubismo nessas afirmações. Reconheço que Fagner tem defeitos. Por vezes, falha na cobertura, tem baixa estatura, erra passes e comete faltas desnecessárias. Mas, no geral, é muito superior a qualquer outro da posição no país.
Aqui, não está sendo redigido um “tratado de defesa ao Fagner”, mesmo porque ele não precisa. Os fatos falam por si só. Apenas evidencio que, às vezes, se paga um grande preço por ser vitorioso no Corinthians.
Ao torcedor Corinthiano não são necessárias maiores explicações. Ele assiste os jogos e acompanha o time. Fica bem evidente a indiscutível qualidade do Fagner e sua enorme importância tática e técnica. O lateral direito tem um lugar guardado no coração da Fiel, com justiça.
Por Rafa Gil
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
Muito bom Rafa!
Sabemos bem o pq de questionarem tanto o Fagner.
Joga muito e ninguém chega perto dele, na posição, no Brasil.
Rafa penso exatamente como você.
Fagner é o melhor do Brasil.
Rafa, excelente texto Fagner incomoda muitos por que joga no TODO PODEROSO TIMÃO se jogasse em qualquer outro clube ele era quase endeusado por essa mídia ESCROTA.
Excelente ponderação. É exatamente isso que penso sobre nosso excelente lateral.
Boa Rafa disse tudo o que eu penso
Quer saber? o coração da Fiel é o melhor lugar pra ele…
Fagner atualmente é o melhor lateral direito em atividade no Brasil nos últimos anos, sendo de muita importância nos títulos brasileiros de 2015 e 2017.
Exatamente isso, mestre Rafa.