O atleta foi emprestado ao São Bento em maio deste ano para ganhar rodagem e devolvido agora por problemas financeiros do clube de Sorocaba
Chamado por muitos de Mr. Copinha, Fabrício Oya ainda vai fazer 21 anos, mas já tem a metade disso no Corinthians. Oya chegou ao Parque São Jorge com 10 para 11 anos e iniciou na base pelo sub-12. Desde então, foi destaque e carrega a marca de 11 títulos nas categorias de base desde que chegou no Parque São Jorge. Entre esses títulos, Oya conquistou um Mundial de Clubes sub-17, em 2015, marcando um dos gols da vitória do Corinthians sobre o Atlético Nacional da Colômbia. Em 2017, Oya foi campeão da Copa São Paulo, da Copa do Brasil Sub-17 e campeão Brasileiro Sub-20. Também no ano de 2017, foi convocado para a Seleção Olímpica Brasileira para participar do Torneio de Toulon daquele ano.
Em 2016, o jornal inglês The Guardian publicou uma lista com 60 nomes, sugerindo promessas para o futebol mundial. Apenas três brasileiros constavam da lista, Oya era um deles. O The Guardian também destacava que o atleta já havia sido especulado por equipes como Manchester City e Liverpool, porém ainda não tinha idade para atuar pelas gigantes.
O meia-atacante mantém contrato com o Timão válido até setembro de 2021. Seus direitos econômicos pertencem 70% ao clube e 30% ao próprio atleta.
O camisa 10 disputou em janeiro último, a quarta edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Timão e marcou 7 gols, foi artilheiro e principal jogador do Timãozinho na competição. Promovido para o profissional, teve apenas 21 minutos de chance contra o Ituano pelo Campeonato Paulista. O meia entrou no segundo tempo com o placar zerado e auxiliou a equipe a buscar o resultado de 1 a 0, que garantiu a classificação em primeiro lugar do grupo.
Sem espaço na equipe de Fábio Carille, o atleta buscava adquirir rodagem a nível profissional e aceitou ser emprestado para o interior paulista para suprir a falta de um meia de ligação no elenco do São Bento, comandado, à época, pelo técnico Doriva.
Em seu início no time sorocabano, Oya participou de nove jogos e marcou dois gols, mas perdeu espaço, principalmente pela troca no comando técnico. Com a saída do técnico Doriva, o atleta passou a nem ser relacionado pelo novo comandante, Milton Mendes, para os jogos da equipe, tendo participado de apenas uma partida, entrando faltando 33 minutos para o final. Na última quarta-feira (23), Fabrício Oya foi dispensado pelo São Bento, que já sofreu um rebaixamento esse ano no Campeonato Paulista e está na zona de rebaixamento na Série B Nacional, com a alegação de não poder mais arcar com o salário do atleta.
O Corinthians não pode mais inscrever atletas em competições, pois a temporada está no fim e o camisa 10 não pode ser aproveitado no sub-20, pois está próximo de completar 21 anos. Assim, tudo leva a crer que Oya permanecerá no CT Joaquim Grava somente participando dos treinos. Ele será avaliado pelo clube nesta segunda-feira (28).
A Fiel Torcida recebeu com satisfação sua volta ao Corinthians, já com esperança de ter o meia-atacante na equipe profissional para a próxima temporada. Na quinta-feira (25), ele trocou sua foto nas redes sociais, publicando fotos com a camisa do Timão. A Fiel o recebeu com festa. É um bom recomeço para o filho do Terrão.
Por Nágela Gaia