No dia 05 de junho de 2011, há exatos 12 anos, Emerson Sheik estreava no Corinthians, para ficar marcado para sempre como um dos maiores ídolos da história recente do Alvinegro. A partida, que ocorreu no Estádio Nilton Santos, foi contra o Flamengo e terminou empatada por 1 x 1.
O técnico Tite decidiu levar Emerson Sheik para o banco de reservas para o duelo, válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. O treinador escalou: Julio Cesar; Weldinho, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo, Jorge Henrique e Willian, com Liédson no comando do ataque.
Sheik entrou em campo apenas aos 37 minutos do segundo tempo. Ele entrou no lugar de Jorge Henrique. Na altura do jogo, a partida já estava empatada por 1 x 1 e ele dividiu a responsabilidade com Willian. Foi a primeira vez vestindo a camisa do Corinthians, na época com o número 18.
Com muito empenho e dando bastante trabalho aos adversários dentro de campo, Sheik foi um dos principais jogadores da equipe na campanha do pentacampeonato Brasileiro, se tornando o primeiro atleta a vencer a competição três vezes consecutivas por clubes diferentes (Flamengo-2009, Fluminense-2010 e Corinthians-2011).
No ano seguinte, o camisa 11 seguiu se consagrando com uma sequência de gols decisivos na Libertadores da América. Marcou duas vezes na fase de grupos, e ainda fez um golaço na vitória sobre o Santos no primeiro jogo da semifinal.
Sheik viveria três passagens pelo Timão. Na primeira delas, a mais marcante, escreveu de vez seu nome na história do Corinthians, quando marcou dois gols na final da Libertadores. Na segunda passagem, a mais curta delas, em 2015, sem espaço, acabou sendo negociado com o futebol carioca. Voltaria em 2018, aos 39 anos, e foi parte da equipe que conquistou o Campeonato Paulista daquele ano.
Emerson Sheik se aposentou no Corinthians, onde fez 28 gols em 196 jogos e em seguida se tornou dirigente: integrou o cargo de coordenador técnico em parte da temporada 2019.
Confira a publicação do Corinthians sobre a data:
Veja mais:
Técnico do Racing garante utilização de Rojas, acertado com Corinthians, até o fim do contrato
Ex-jogador do extinto sub-23 move nova ação contra o Corinthians
Ramiro cobra FGTS do Corinthians na Justiça um mês após vencer ação por direitos de imagem
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados