Estreia de Emerson Sheik pelo Corinthians completa 12 anos; clube relembra

  • Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão

No dia 05 de junho de 2011, há exatos 12 anos, Emerson Sheik estreava no Corinthians, para ficar marcado para sempre como um dos maiores ídolos da história recente do Alvinegro. A partida, que ocorreu no Estádio Nilton Santos, foi contra o Flamengo e terminou empatada por 1 x 1.

O técnico Tite decidiu levar Emerson Sheik para o banco de reservas para o duelo, válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. O treinador escalou: Julio Cesar; Weldinho, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo, Jorge Henrique e Willian, com Liédson no comando do ataque.

Foto: © Daniel Augusto Jr./Fotoarena

Sheik entrou em campo apenas aos 37 minutos do segundo tempo. Ele entrou no lugar de Jorge Henrique. Na altura do jogo, a partida já estava empatada por 1 x 1 e ele dividiu a responsabilidade com Willian. Foi a primeira vez vestindo a camisa do Corinthians, na época com o número 18.

Com muito empenho e dando bastante trabalho aos adversários dentro de campo, Sheik foi um dos principais jogadores da equipe na campanha do pentacampeonato Brasileiro, se tornando o primeiro atleta a vencer a competição três vezes consecutivas por clubes diferentes (Flamengo-2009, Fluminense-2010 e Corinthians-2011).

No ano seguinte, o camisa 11 seguiu se consagrando com uma sequência de gols decisivos na Libertadores da América. Marcou duas vezes na fase de grupos, e ainda fez um golaço na vitória sobre o Santos no primeiro jogo da semifinal.

Sheik é o único jogador na história do clube a fazer gol em final de Libertadores. Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Sheik viveria três passagens pelo Timão. Na primeira delas, a mais marcante, escreveu de vez seu nome na história do Corinthians, quando marcou dois gols na final da Libertadores. Na segunda passagem, a mais curta delas, em 2015, sem espaço, acabou sendo negociado com o futebol carioca. Voltaria em 2018, aos 39 anos, e foi parte da equipe que conquistou o Campeonato Paulista daquele ano.

Emerson Sheik se aposentou no Corinthians, onde fez 28 gols em 196 jogos e em seguida se tornou dirigente: integrou o cargo de coordenador técnico em parte da temporada 2019.

Confira a publicação do Corinthians sobre a data:

Veja mais:

Técnico do Racing garante utilização de Rojas, acertado com Corinthians, até o fim do contrato

Ex-jogador do extinto sub-23 move nova ação contra o Corinthians

Ramiro cobra FGTS do Corinthians na Justiça um mês após vencer ação por direitos de imagem

Notícias do Corinthians

Rolar para cima