- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
As estatísticas apontam um favorito a conquistar os três pontos no jogo deste sábado, às 19h (de Brasília), entre Corinthians e Botafogo, na Neo Química Arena, pela 20ª rodada do Brasileirão. De acordo com o Espião Estatístico, do Globo Esporte, o Timão tem 51% de chances de vencer o duelo, número duas vezes vezes maior do que os 24% do clube carioca.
Apesar de ver o Corinthians como grande favorito na partida, o Espião Estatístico acredita que o confronto em Itaquera será bem disputado, uma vez que o Timão é o melhor mandante do Brasileirão e único invicto em casa, com seis vitórias e três e empates, e o Botafogo é o quarto melhor visitante, com quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas longe do Nilton Santos.
A ferramenta do Globo Esporte também levou outros dados em consideração para dar o favoritismo ao Corinthians, como o fato de o Timão ser o quinto mandante mais eficaz nas finalizações no campeonato nacional, marcando uma vez a cada 8,3 chutes. Além disso, os comandados de Vítor Pereira são os que mais precisam sofrer arremates para serem vazados em casa no torneio, com média de 31,7 conclusões contrárias.
O Botafogo, vale destacar, é dono do décimo melhor aproveitamento como visitante nos últimos dois meses no Brasileirão, com quatro derrotas e apenas duas vitórias. Já o Corinthians tem o segundo melhor desempenho em casa no bimestre, sendo responsável por cinco triunfos e dois empates.
Além disso, de acordo com o Espião Estatístico, o Timão tem um retrospecto superior contra o Botafogo jogando em casa na Série A desde 2006, quando a competição passou a ter o formato atual. Foram cinco vitórias corinthianas sobre a equipe carioca em São Paulo no período, enquanto os botafoguenses levaram a melhor em três oportunidades, além de outros três empates.
O Corinthians, vale lembrar, abre o segundo turno do Brasileirão na vice-liderança do torneio, com 35 pontos. Já a equipe do técnico Luís Castro está na parte de baixo da tabela de classificação, na 11ª colocação, com 24 pontos.
Veja mais:
Após desencontro na primeira rodada do Brasileirão, Vítor Pereira revê ‘ex-chefe’ Luís Castro
Metade de SP e ninguém do Norte: Central do Timão traz raio-x demográfico do elenco do Corinthians
De olho neles! Saiba quem são os destaques do Botafogo, adversário do Corinthians, no Brasileirão