Escalação alternativa do Corinthians sofre no Maracanã e perde para o Fluminense no Brasileirão

  • Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão

O Corinthians voltou a campo neste sábado, às 16h30, quatro dias após empatar por 0 x 0 com o Boca Juniors, pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. O adversário desta tarde foi o Fluminense, no Maracanã, em duelo válido pela 15ª rodada do Brasileirão.

Com uma escalação alternativa em função das diversas baixas – veja todas abaixo – e de olho no duelo de volta contra o Boca Juniors, na terça-feira, o Timão sofreu no Rio de Janeiro e foi goleado por 4 x 0. Manoel e Germán Cano marcaram de cabeça no primeiro tempo. Na segunda etapa, o argentino voltou a balançar as redes, e Fred fechou o placar aos 45.

Para o confronto, o técnico alvinegro, Vítor Pereira, contou com 11 desfalques: Paulinho (recuperação de cirurgia no joelho), Maycon (lesão na coxa), Gil (lesão na coxa), Gustavo Mosquito (tendinite), Rafael Ramos (desconforto na coxa), Fagner (lesão na coxa), Du Queiroz (contratura na coxa), Renato Augusto (desconforto na panturrilha), Willian (lesão no ombro), João Victor (em recuperação) e Roni (suspenso). Assim, a escalação foi a seguinte: Cássio; Bruno Méndez, Robson Bambu, Robert Renan e Bruno Melo; Cantillo, Xavier e Lucas Piton; Guilherme Biro, Giovane e Júnior Moraes.

Já o treinador tricolor, Fernando Diniz, não pôde ter cinco atletas para o duelo: Luan Freitas (problema no joelho direito), Alan (não regularizado), David Braz (dores na coxa direita), Nonato e Jhon Kennedy (ambos suspensos). Por isso, a equipe das Laranjeiras iniciou com a seguinte formação: Fábio; Samuel Xavier, Manoel, Nino e Caio Paulista; André, Matheus Martinelli e Paulo Henrique Ganso; Matheus Martins, Jhon Arias e Germán Cano.

Arbitragem: o árbitro designado pela CBF para o confronto foi Wilton Pereira Sampaio (FIFA). O goiano foi auxiliado pelo seu conterrâneo Bruno Raphael Pires e pelo paranaense Bruno Boschilia (ambos FIFA). Já o quarto árbitro foi Alex Gomes Stefano, do Rio de Janeiro. Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro, por sua vez, ficou responsável pela operação do VAR.

Lucas Piton na marcação de Arias em Fluminense x Corinthians. Foto: Wagner Meier/Getty Images.

Primeiro tempo

O Fluminense deu a saída de bola e rapidamente tentou avançar para o ataque. Xavier interceptou e saiu jogando, até que Giovane recebeu pela ponta e conseguiu cobrança de lateral. Lucas Piton, atuando como meia, cobrou direto para a área buscando Júnior Moraes. O centroavante não venceu pelo alto, mas a bola seguiu viva e Caio Paulista dominou próximo à bandeira de escanteio do campo defensivo do Tricolor. Ele foi pressionado por Bruno Méndez, e o lance foi parado por falta do ataque do Timão.

Já aos dois minutos, o Fluminense cobrou lateral e a bola sobrou para Samuel Xavier, que arriscou de longe. O chute saiu pela linha de fundo e não levou perigo para Cássio.

Com cerca de quatro minutos, Júnior Moraes roubou bola no campo de defesa e ligou Giovane no contra-ataque. O jovem achou ótimo passe para Guilherme Biro, que recebeu na meia-lua e viu a defesa afastar parcialmente. Na sobra, o centroavante de 35 anos chutou e viu Fábio espalmar para escanteio.

Logo depois, Matheus Martins recebeu lançamento com a defesa alvinegra desmontada e partiu para cima da marcação de Bruno Melo. O adversário se atrapalhou e Lucas Piton chegou roubando, ligando rapidamente o contra-ataque com Giovane. O atacante carregou até o ataque e cruzou rasteiro buscando Júnior Moraes, mas a zaga tricolor afastou.

Quem assustou em seguida foi o Fluminense. Caio Paulista tabelou com Martinelli e finalizou cruzado. Cássio defendeu e deu rebote, quase aproveitado por Germán Cano na pequena área. O argentino não conseguiu concluir, e o goleiro corinthiano ficou com a bola.

Apesar de ter entrado com uma escalação bem alternativa, o Corinthians começou fazendo um jogo de igual para igual com o Tricolor das Laranjeiras.

Com nove minutos no relógio, Jhon Arias acionou Samuel Xavier pelo lado direito do ataque do Fluminense. O lateral cruzou rasteiro e quase viu Cano mandar para o fundo das redes, mas o centroavante não alcançou.

Dois minutos depois, Giovane recebeu sozinho pela esquerda do ataque e tentou ligar Júnior Moraes no meio. A ideia foi boa, porém o jovem atacante exagerou na força do passe.

Primeiro gol do Fluminense: aos 15 minutos, o Tricolor conseguiu cobrança de escanteio. Jhon Arias foi para a bola e colocou na cabeça do ex-corinthiano Manoel, que subiu mais alto do que Robert Renan e venceu Cássio.

O Corinthians pareceu sentir o gol e viu o Fluminense dominar os minutos seguintes, ficando com a bola no campo ofensivo. Aos 20, Ganso recebeu pela esquerda e levantou na área buscando Samuel Xavier. A bola saiu pela linha de fundo.

Três minutos depois, Giovane dominou passe longo no campo ofensivo e o Corinthians conseguiu manter a posse no ataque por alguns segundos. Cantillo recebeu e sofreu falta, cobrada rapidamente. Logo em seguida, porém, a equipe de Vítor Pereira perdeu a bola e o Fluminense voltou a trocar passes, empurrando o Timão para trás. Após envolver a defesa corinthiana, o time adversário finalizou com Jhon Arias, da meia-lua. A bola desviou no meio do caminho e ficou fácil para Cássio.

Aos 28, Lucas Piton e Giovane trocaram passes na ponta esquerda, e a bola chegou em Bruno Melo, um pouco mais atrás. O lateral cruzou no meio da área, a defesa não conseguiu cortar e Bruno Méndez aproveitou no lado direito. O uruguaio saiu da marcação, levou pela linha de fundo e cruzou para a pequena área. A zaga tricolor, entretanto, afastou.

Logo depois, aos 31, Guilherme Biro recebeu na intermediária, cortou o marcador e arriscou de muito longe. Ele pegou mal e mandou nas mãos de Fábio. Na reposição, Júnior Moraes recuperou e manteve a posse para o Timão no ataque. A bola chegou em Lucas Piton na meia esquerda, que cruzou na área e a zaga tirou o perigo.

Quatro minutos depois, Jhon Arias recebeu passe nas costas da defesa alvinegra, encarou Cássio e levou até a linha de fundo. Com o goleiro fora do gol, o meio-campista tocou para Caio Paulista, que finalizou, e Bruno Melo bloqueou.

Já aos 40 minutos, o Fluminense cobrou lateral e ia saindo em velocidade pelo meio, com Samuel Xavier. Guilherme Biro chegou fazendo a falta para evitar um lance de perigo, e sofreu cartão amarelo. Em seguida, Bruno Melo cometeu infração próxima à linha da grande área em cima de Matheus Martins.

Segundo gol do Fluminense: Jhon Arias foi para a cobrança e alçou bola na área. Germán Cano cabeceou, venceu a defesa alvinegra e ampliou para o Tricolor. O gol foi validado após análise no VAR, que verificou a posição do argentino no momento da finalização.

Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Cássio saiu jogando com Xavier, que não dominou no meio-campo e deu a bola para o Fluminense. A bola chegou em Matheus Martins, que conseguiu vencer o goleiro alvinegro e balançar as redes, mas o assistente anotou impedimento. Logo depois, o árbitro Wilton Pereira Sampaio encerrou o primeiro tempo.

Estatísticas do Corinthians no primeiro tempo (SofaScore): 35% de posse de bola, duas finalizações (duas no gol), um escanteio, seis faltas cometidas, um cartão amarelo (Guilherme Biro), nenhuma grande chance criada, uma defesa de Cássio, 138/170 passes, 9/24 bolas longas, 0/8 cruzamentos, 3/3 dribles, 50 perdas da posse de bola, 20 disputas de bola vencidas, duas disputas aéreas vencidas, 12 desarmes, seis interceptações e seis cortes.

Estatísticas do Fluminense no primeiro tempo (SofaScore): 65% de posse de bola, sete finalizações (três no gol, duas para fora e duas para fora), quatro escanteios, um impedimento, três faltas cometidas, duas grandes chances criadas, duas defesas de Fábio, 296/322 passes, 6/13 bolas longas, 5/14 cruzamentos, 5/9 dribles, 54 perdas da posse de bola, 21 disputas de bola vencidas, quatro desarmes, sete interceptações e oito cortes.

Foto: Wagner Meier/Getty Images.

Segundo tempo

Para o segundo tempo, o técnico português Vítor Pereira colocou o lateral-esquerdo Fábio Santos na vaga de Lucas Piton e o meia-atacante Gustavo Mantuan no lugar de Bruno Méndez. O Fluminense, por sua vez, manteve a equipe titular.

Logo com menos de um minuto, o Tricolor tentou chegar pela esquerda de seu ataque, e o Timão recuperou. Robson Bambu saiu jogando com Gustavo Mantuan, que ligou Bruno Melo na velocidade. O time de Fernando Diniz acabou fazendo falta em seu campo defensivo. Depois da cobrança, Júnior Moraes cometeu infração em cima de Samuel Xavier e sofreu cartão amarelo.

A equipe da casa diminuiu o ritmo no segundo tempo e os alvinegros tentavam diminuir a desvantagem. Aos seis minutos, Biro inverteu para Bruno Melo, que dominou dentro da área e conseguiu escanteio. Na cobrança, o Corinthians sofreu falta no ataque.

A infração foi mal cobrada, mas o Timão conseguiu manter a posse de bola. Aos oito, Bruno Melo quase conseguiu completar cruzamento de cabeça na segunda trave, porém a zaga levou a melhor pelo alto.

Já com nove minutos, Matheus Martins recebeu pelo lado direito do ataque tricolor, passou por Fábio Santos dentro da área e chutou cruzado. A bola explodiu em Robert Renan e não levou perigo. Logo após este lance, o treinador corinthiano chamou Giuliano e Róger Guedes no banco de reservas. O meio-campista entrou na vaga de Cantillo, enquanto o atacante substituiu Júnior Moraes.

O Corinthians começou a encaixar melhor sua marcação e dava mais dificuldades para o Fluminense no segundo tempo. Porém, a equipe paulista ainda encontrava problemas para finalizar e levar perigo para Fábio. Aos 13 minutos, Jhon Arias recebeu em condições no ataque e buscou passe para dentro da área. Robson Bambu fez o corte.

Dois minutos depois, Róger Guedes arriscou bola longa para Bruno Melo na área de Fábio. O lateral, porém, não alcançou e o passe saiu pela linha de fundo. Logo após este lance, o técnico adversário, Fernando Diniz, fez sua primeira alteração. Ele colocou o atacante Alexandre Jesus no lugar do meio-campista Ganso.

Com 20 minutos, Guilherme Biro cobrou escanteio. A primeira trave. Bruno Melo subiu para cabecear e conseguiu o desvio, mas errou o alvo. No minuto seguinte, Matheus Martins recebeu fora da área, foi para cima de Robson Bambu e bateu colocado. Cássio se esticou e viu a bola sair pela linha de fundo. Em seguida, Cano chutou forte de longe e mandou por cima do gol de Cássio.

Logo depois, o Corinthians cobrou falta na área e conseguiu escanteio. Em seguida, porém, o Fluminense conseguiu contra-ataque em velocidade. Terceiro gol do Fluminense: no contragolpe, Samuel Xavier recebeu lançamento de Matheus Martins e cruzou para dentro da área. Germán Cano chegou finalizando rasteiro, de primeira, e voltou a vencer Cássio.

Com 30 minutos, Guilherme Biro caiu no gramado com cãibras, e precisou ser substituído por Adson. Logo após a alteração, foi a vez de Giovane cair com dores no ombro. Nesta paralisação, Fernando Diniz tirou Matheus Martins e Jhon Arias, e colocou Willian e Felipe Melo. Giovane levantou e seguiu atuando normalmente.

Já com 36 minutos, o Fluminense teve outra boa chance. Willian Bigode recebeu bom passe dentro da área e chutou rasteiro, para boa defesa de Cássio Em seguida, o Tricolor colocou Pineida e Fred nas vagas de Caio Paulista e Cano.

Com 39 no cronômetro, Willian Bigode encarou a marcação de Robert Renan perto da área de Cássio e sofreu a falta. O zagueiro sofreu cartão amarelo pela infração cometida. Fred cobrou e mandou na barreira.

Quarto gol do Fluminense: aos 45 minutos, Samuel Xavier roubou a bola e tocou para Martinelli, que rolou para Fred chutar da entrada da área e ampliar o placar.

Logo após o gol do veterano centroavante, o árbitro Wilton Pereira Sampaio encerrou o jogo com o placar de 4 x 0 para o Fluminense.

Estatísticas do Corinthians no segundo tempo (SofaScore): 51% de posse de bola, uma finalização (para fora), três escanteios, dois cartões amarelos (Júnior Moraes e Robert Renan), uma defesa de Cássio, 171/203 passes, 18/30 bolas longas, 2/11 cruzamentos, 3/3 dribles, 54 perdas da posse de bola, 22 disputas de bola vencidas, seis disputas aéreas vencidas, oito desarmes, uma interceptação e seis cortes.

Estatísticas do Fluminense no segundo tempo (SofaScore): 49% de posse de bola, oito finalizações (três no gol, duas para fora e três travadas), dois escanteios, três impedimentos, nenhum cartão amarelo sofrido, uma grande chance criada (uma perdida), nenhuma defesa de Fábio, 174/195 passes, 7/10 bolas longas, 0/6 cruzamentos, 7/14 dribles, 44 perdas da posse de bola, 20 disputas de bola vencidas, quatro disputas aéreas vencidas, três desarmes, cinco interceptações e oito cortes.

Estatísticas do Corinthians no jogo todo (SofaScore): 42% de posse de bola, três finalizações (duas no gol e uma para fora), quatro escanteios, 12 faltas cometidas, três cartões amarelos (Guilherme Biro, Júnior Moraes e Robert Renan), nenhuma grande chance criada, duas defesas de Cássio, 309/373 passes, 27/54 bolas longas, 2/19 cruzamentos, 6/6 dribles, 104 perdas da posse de bola, 42 disputas de bola vencidas, oito disputas aéreas vencidas, 20 desarmes, sete interceptações e 12 cortes.

Estatísticas do Fluminense no jogo todo( SofaScore): 58% de posse de bola, 15 finalizações (seis no gol, quatro para fora e cinco travadas), seis escanteios, quatro impedimentos, 11 faltas cometidas, nenhum cartão amarelo sofrido, três grandes chances criadas (uma perdida), duas defesas de Fábio, 471/518 passes, 13/23 bolas longas, 5/20 cruzamentos, 12/23 dribles, 98 perdas da posse de bola, 41 disputas de bola vencidas, dez disputas aéreas vencidas, sete desarmes, 12 interceptações e 16 cortes.

E agora?

Com o resultado, o Corinthians perdeu a chance de igualar os 29 pontos do líder Palmeiras e caiu para a terceira colocação. Isso porque o Atlético-MG venceu o Juventude em jogo simultâneo e assumiu a vice-liderança, chegando aos 27 pontos.

Agora, o Timão terá de voltar suas atenções para a Libertadores. Isso porque na próxima terça-feira, dia 5 de julho, a equipe de Vítor Pereira enfrentará o Boca Juniors-ARG, no jogo de volta das oitavas de final da competição. O duelo terá início às 21h30 (de Brasília), e será disputado na Bombonera.

Veja mais:

Corinthians realiza peneira de futebol para categorias de base

Corinthians confirma escalação com jogadores da base para enfrentar Fluminense

Cássio pode igualar ídolo dos anos 1970 e se tornar quarto jogador que mais atuou pelo Corinthians

Notícias do Corinthians

Rolar para cima