Na tarde da última terça-feira, 17 de junho, o Corinthians recebeu o Red Bull Bragantino, no Estádio Alfredo Schürig, Fazendinha, em duelo válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20 e perdeu pelo placar de 3 x 0. Com o resultado, o Alvinegro caiu duas posições e agora ocupa a 14ª posição com 17 pontos (quatro vitórias, cinco empates e cinco derrotas – 21 gols marcados e 28 sofridos.
Além disso, o clube do Parque São Jorge perdeu uma invencibilidade de um mês. A última derrota havia sido justamente para o Red Bull Bragantino por 2 x 0, em Atibaia, mas pelo Campeonato Paulista da categoria. De lá pra cá, haviam sido realizados seis jogos (Campeonato Brasileiro e Paulista), sendo quatro vitórias (Cruzeiro – 1 x 0, Água Santa – 2 x 1, Rio Claro – 2 x 0 e Flamengo – 2 x 1) e dois empates (Santos – 4 x 4 e Ituano – 2 x 2).
Em levantamento realizado pelo Meu Timão, o Corinthians Sub-20, anteriormente, havia ficado seis jogos sem ser derrotado entre maio e junho de 2024. Naquela ocasião, comandado por Danilo, os Filhos do Terrão também tiveram quatro vitórias (EC São Bernardo – 1 x 0, Água Santa – 2 x 0, Goiás – 1 x 0 e São Caetano – 3 x 1) e dois empates (RB Bragantino e Juventus -SP – 1 x 1). Os confrontos foram válidos, assim como em 2025, pelo Paulistão e Brasileirão da categoria.
Neste momento, o Corinthians está quatro pontos do Fortaleza, primeiro time dentro da zona de classificação para as quartas de final do Campeonato Brasileiro Sub-20. Agora, o Timãozinho retoma o foco para o Paulistão da categoria. No próximo sábado, 21, às 15h (horário de Brasília), o Alvinegro receberá o São Bento, na Fazendinha, pela oitava rodada da primeira fase do estadual. Até o momento, os Filhos do Terrão possuem 16 pontos em sete partidas (cinco vitórias, um empate e uma derrota – 15 gols marcados e 10 sofridos).
Retorno de volante
A derrota para o RB Bragantino também marcou o retorno do volante Vitinho Dourado aos gramados após cinco meses. Depois da disputa da Copinha, em março, o meio-campista foi submetido a uma cirurgia de hérnia inguinal. Aos 17 anos e com contrato até julho de 2026, foi titular dos Filhos do Terrão na Copinha 2025.
Posicionamento de defensor
Instantes após o apito final, o técnico Orlando Ribeiro concedeu entrevista exclusiva ao portal Meu Timão e explicou a utilização do zagueiro Guilherme Gama, que entrou na segunda etapa do duelo, como volante. Ele também comentou sobre a estratégia na saída de bola como posicionamento do atleta.
“Ali é uma emergência. Nós estávamos com dificuldades ali na entrada da área de marcação. Então nós colocamos ele, quando estivéssemos sendo atacados, ele saltar um pouco à frente, ficaria assim como primeiro volante, que na realidade ele entrou no lugar do Caraguá, que faz essa função. E quando nós iríamos construir, ele entraria como terceiro zagueiro para librar um pouco mais os laterais. Então, a ideia era essa, mas a ideia não é continuar com ele como volante. Nós temos alguns atletas que estão voltando de contusão, nós temos alguns atletas que podem fazer aquela função”, comentou.
Chances para atletas mais jovens no Sub-20
Além do atacante Kauê Furquim, de 16 anos, quem vem se destacando na base do Corinthians é Kayke Dallaqua. O centroavante de 15 anos vem sendo escalado pelo técnico Orlando Ribeiro como titular em algumas partidas, como na derrota para o RB Bragantino (Brasileirão) e nas vitórias sobre Flamengo (Brasileirão) e Rio Claro (Paulistão). Ao Meu Timão, o comandante dos Filhos do Terrão explicou a escolha por escalar os mais novos, independente da idade.
Além dos dois citados, o lateral-esquerdo Denner (2008), o volante Pedro Thomas (2008) e o atacante Nicollas (2008), são outros que frequentemente vem sendo utilizados entre os onze iniciais pelo comandante do Timãozinho.
“Nós já iniciamos utilizando. O (Kauê) Furquim, do Sub-17, ele foi para o profissional. Então, eu acho que é natural, se o profissional não precisar, ele ir ao 17. É o que aconteceu, na realidade. Mas não estamos pensando muito nesse momento de ‘muito novo’. Nós estamos pensando naquele que está entendo melhor o que precisa ser feito e aqueles que estão em melhores condições. Se ele for um atleta 2009 ou 2008, estiver na frente, do rendimento dele estiver na frente de um 2006, 2005, é ele que vai jogar”, ressaltou.
Poucas oportunidades para atacante
Quem perdeu espaço após a disputa da Copinha, onde não disputou nenhuma partida por questões de lesão, foi Kauã Henrique, conhecido como K9. Em entrevista ao Meu Timão, Orlando Ribeiro justificou a perda de espaço do centroavante, que foi realocado para a antiga categoria Sub-18, hoje Sub-20 B. Um dos destaques do Sub-17 em 2024 com 17 gols marcados em 66 partidas, seu contrato com o Alvinegro é válido até dezembro de 2029 e com uma multa rescisória de 100 milhões de euros (cerca de R$ 630 milhões).
“O K9 está com o Sub-20 B. E ele não conseguiu performar na Taça São Paulo. Não conseguiu performar no início desse ano. O Corinthians é uma equipe que tem uma base muito forte. O Sub-20 está em um momento de transição, um momento difícil. Mas os que estão com a gente estão em melhores condições que ele”, justificou.
Veja Mais:
Corinthians tem duas atletas convocadas para a Seleção Brasileira Feminina Sub-20
Corinthians encerra primeira fase do Brasileirão Feminino se destacando em estatísticas
0
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados