No dia 23 de abril é comemorado oficialmente o Dia de São Jorge, santo guerreiro que é padroeiro de diversos países e lugares. No mesmo dia é celebrado o Dia do Torcedor Corinthiano, que foi oficializado neste dia justamente pelo festejo ao santo, que é padroeiro do clube.
Existem duas versões sobre o motivo de São Jorge ser padroeiro do Timão. A primeira é por conta da inspiração do Corinthians, o Corinthian FC. O santo era padroeiro do clube, que tinha residência na Inglaterra. Excursionado pelo Brasil em 1910, o nome e as cores serviram de inspiração para o Time do Povo. Dessa forma, os fundadores também decidiram por herdar o padroeiro, sendo uma tradição do clube desde sua fundação.
Na segunda versão, a ligação entre Corinthians e São Jorge foi acontecer mais tardiamente, por conta de coincidência. Após deixar o Campo do Lenheiro e o Estádio da Ponte Grande, os dirigentes do Timão decidiram por adquirir um terreno na Marginal Tietê, numa rua chamada São Jorge. Por conta do logradouro, o santo batizou o nome da sede social, tornando-se também o padroeiro do clube.
A conexão caiu tanto nas graças da Fiel, que diversos torcedores escolheram o santo como seu padroeiro, tendo músicas com temas sobre o Corinthians citando Jorge. Gaviões da Fiel, escola de samba fundada por torcedores alvinegros, já fez samba-enredo com citações ao santo. O cântico é entoado até hoje no estádio.
Independentemente da versão, Corinthians e São Jorge possuem uma ligação forte há tempos. O santo guerreiro já recebeu diversas homenagens, como na terceira camisa, grená, de 2011 do Corinthians e nas camisas tradicionais de 2017. Em ambos os anos, o Coringão terminou a temporada com um título do Brasileirão.
Veja mais:
Corinthians busca manter invencibilidade no estádio do duelo contra o Goiás
Atacante revelado pelo Corinthians é destaque na Europa e lidera artilharia na Rússia
Dia do Torcedor Corinthiano é comemorado neste domingo; entenda o motivo
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados