Poucos gols marcados, muitos sofridos e escassez de vitórias; confira números que explicam a situação atual do Corinthians
O Corinthians começou o Paulistão 2020 vencendo o Botafogo-SP por 4×1 na Arena, em São Paulo. Naquele momento, pareceu que o time engrenaria uma boa sequência de vitórias; o que não aconteceu.
Logo nas rodadas seguintes, o time oscilou bastante e perdeu pontos importantes. Além de ter sido eliminado na pré-Libertadores para o Guaraní, do Paraguai, pode perder a vaga no mata-mata do Paulistão para outro Guarani, o de Campinas.
A situação do Corinthians neste retorno é difícil, já que precisa vencer os dois jogos e torcer para o time alviverde perder suas duas partidas restantes. Para mostrar um pouco mais sobre o desempenho que levou o Timão a esse contexto, a Central do Timão separou alguns dados principais sobre a equipe na temporada; confira.
Terceiro colocado no Grupo D do Paulistão 2020, o Corinthians somou 11 pontos até a paralisação do campeonato, na décima rodada. Ao todo foram duas vitórias, cinco empates e três derrotas. A equipe de Tiago Nunes venceu apenas 20% dos jogos no torneio, passando mais de um mês sem triunfos, já que o último pelo torneio estadual foi contra o Santos, no dia 2 de fevereiro de 2020 – e o Paulista parou em 16 de março.
De acordo com o ‘Statarea’, serviço especializado em estatísticas no futebol, nos últimos dez jogos – contando também os confrontos contra o Guaraní pela Libertadores -, o Corinthians teve uma média de gols sofridos maior do que marcados: 1 e 0.9; respectivamente.
A equipe corinthiana também passou mais jogos se marcar que sem sofrer gols. Ao todo, foram dois clean sheets – termo do inglês para embates em que o goleiro não toma gol – e três failures to score – termo britânico para jogos em que o ataque passa em branco.
Além disso, na maioria das partidas, o Corinthians saiu atrás no placar. Contabilizando os últimos 10 jogos, o Timão sofreu o primeiro gol do jogo em 50% das vezes, contra 40% a favor. O time também foi para o intervalo perdendo em 40% dos jogos, empatando também em 40%, e vencendo em 20% deles.
Em todo o Campeonato Paulista, o Corinthians registrou 151 finalizações (fonte: Sofascore), marcando 12 gols. Do número total de tentativas, 47 foram em direção ao gol e 76 para fora. Assim, os dados indicam que o Corinthians desperdiça mais de 50% de suas finalizações, numa média de 15.1 chances por jogo e 7.6 para fora do gol por partida.
Leia mais:
+ CBF divulga tabela básica do Brasileirão 2020; veja jogos do Corinthians
+ TV aberta e fechada – Veja onde assistir Corinthians x Palmeiras no dia 22 pelo Paulistão
Por: Gabriel Gonçalves / Redação Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados