- Por Bruno Pantarotto / Redação da Central do Timão
A temporada do Corinthians está chegando ao fim, já no mês de outubro, consegue-se destacar os jogadores que foram destaques e “decepções” em um ano tão movimentado como 2023. Um nome que merece maior atenção é o de Yuri Alberto, atacante corinthiano que foi adquirido de forma definitiva junto ao Zenit no início da temporada teve um ano de altos e baixos. Dessa forma, a Central do Timão preparou um resumo da época do camisa 9.
Ele Fica!
“ELE FICA!”, este foi o slogan principal do Corinthians para anunciar a permanência em definitivo de Yuri Alberto no Parque São Jorge no dia 10 de janeiro de 2023. O centroavante chegou ao Timão por empréstimo válido até junho deste ano, proveniente do Zenit, da Rússia, que na época cedeu o jogar em troca do goleiro Ivan e do meia-atacante Gustavo Mantuan.
Para seguir com o jovem atacante de 21 anos na época, o Timão liberou o zagueiro Robert Renan e o volante Du Queiroz, que acertou contrato de cinco temporadas com o Zenit. Além dos jogadores cedidos ao time russo, o Corinthians também cedeu a preferência pela contratação de Pedro, que já foi vendido ao clube de São Petersburgo.
Em 2022, Yuri fez 28 jogos com a camisa alvinegra, marcando 11 gols, um a menos que em toda a temporada atual, onde já participou de 53 confrontos. Tendo seu principal destaque no hat-trick contra o Atlético-GO, que classificou o Timão para a semifinal da Copa do Brasil.
Paulistão Complicado…
Apesar das altas expectativas criadas no início da temporada, o Campeonato Paulista do atacante foi muito aquém do normal. Logo em sua estreia, Yuri balançou as redes e distribuiu duas assistências para Róger Guedes, na vitória por 3 x 1 sobre o Água Santa, na Neo Química Arena.
Após o jogo contra o Netuno, o camisa 9 ficou seis jogos sem encontrar o caminho do gol, jejum que acabou no empate por 2 x 2 contra o Santos, na Vila Belmiro, onde Yuri Alberto marcou de cabeça. Logo na partida seguinte contra o Santo André, o centroavante marcou dois gols e acendeu a chama novamente.
Entretanto, o que poderia ser uma sequência positiva para Yuri logo se acabou no confronto seguinte, onde o Timão foi eliminado para o Ituano nas quartas de final do Campeonato Paulista, tendo ficado com um mês sem dispiutar qualquer partida oficial, somente jogos-treinos no CT Dr. Joaquim Grava.
Jejum atrás de Jejum
Antes do início da Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro, havia uma grande expectativa que Yuri Alberto voltasse ao seu alto nível por conta dos últimos jogos no estadual e de uma convocação para a Seleção Brasileira.
Porém, Yuri viu acontecer uma seca de gols no Time do Povo, tendo ficado oito jogos sem balançar as redes nas três principais competições do ano, tendo ficado mais de um mês sem marcar gols, quebrando o jejum apenas no empate contra o Fortaleza, por 1 x 1, onde começou no banco de reservas.
Enquanto todos esperavam uma volta da confiança de Yuri Alberto, o atleta junto com o mau desempenho da equipe ficou dez jogos sem encontrar o caminho do gol, onde voltou a marcar um tento novamente em um duelo contra o Santos, na vitória por 2 x 0 na Baixada Santista.
Um recomeço no meio do ano
O Corinthians chegou no mês de julho numa fase muito conturbada, com Vanderlei Luxemburgo sendo muito contestado no cargo e a equipe não desempenhando um bom futebol. Mas a chave virou a partir de uma vitória por 1 x 0 contra o Atlético-MG, com gol de Róger Guedes, onde se iniciou uma sequência de onze jogos invictos do Coringão.
Neste período, Yuri Alberto anotou quatro gols, tendo sido decisivo nas quartas de final da Copa do Brasil, convertendo o pênalti decisivo, e sendo o principal atleta do ataque corinthiano após a saída do ex-camisa 10 para o Al-Rayyan, do Catar. O centroavante de 22 anos também anotou gols contra o Vasco da Gama, Newell’s Old Boys e Coritiba.
E como termina a temporada?
Sob o início de trabalho do técnico Mano Menezes, Yuri Alberto ainda não balançou as redes, os últimos gols marcados pelo jogador aconteceram nos duelos contra o Grêmio e Fortaleza, ambos pelo mês de setembro.
Agora, o Timão ainda disputa mais 12 jogos no Campeonato Brasileiro antes de acabar a temporada, esperando se distanciar da zona de rebaixamento. Yuri Alberto ainda pode evoluir seus números em um ano tão conturbado e mostrar que pode ser o principal jogador corinthiano ofensivo nesta temporada.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Lucas Oliveira celebra gol e avalia vitória do Corinthians sobre o Minas
Relembre os atletas do Corinthians presentes na última Copa do Mundo Sub-17
Corinthians volta a disputar uma semifinal do Paulista de Basquete após quatro anos