O Corinthians tem um grande trunfo nas mãos para buscar a classificação à final do Paulistão. Neste domingo, 27, contra contra o São Paulo, no Morumbi, pela semifinal da competição, às 16h (de Brasília), o Timão irá defender um tabu de não perder um mata-mata ou decisão de título para o Tricolor desde o século passado.
A última vez que o Tricolor conseguiu eliminar o clube do Parque São Jorge em um duelo eliminatório foi na semifinal do torneio estadual de 2000, ainda no século XX. Há 22 anos, o rival, comandado por Levir Culpi, eliminou o time comandado por Oswaldo de Oliveira com um placar agregado de 4×1.
Desde então, Corinthians e São Paulo se enfrentaram em jogos eliminatórios em quatro campeonatos diferentes: Paulista, Copa do Brasil, Rio-São Paulo e Recopa Sul-Americana. A começar pela semifinal da competição nacional de 2002, quando o Timão eliminou o Tricolor com placar agregado de 4×2 e deu passo importante rumo ao bicampeonato do torneio.
Naquele mesmo ano, um Majestoso decidiu o título da última edição do Rio-São Paulo. Mais uma vez, o Alvinegro levou a melhor sobre o rival e conquistou seu quinto título da competição após vitória por 3×2 no jogo de ida e empate em 1×1 na volta. Ambos os confrontos ocorreram no Morumbi.
Em 2003, os clubes se reencontraram na final do Paulistão. O Corinthians venceu os dois duelos por 3×2 e garantiu seu 25º título paulista. Somente seis anos depois os rivais voltaram a se enfrentar em um confronto eliminatório, na semifinal estadual, quando o time de Ronaldo Fenômeno e companhia somou 4×1 no agregado e despachou a equipe dirigida por Muricy Ramalho.
Já em 2013, o Timão superou o Tricolor em duas competições. Na Recopa Sul-Americana, que reuniu os campeões da Libertadores e da Copa Sul-Americana do ano anterior, o elenco comandado por Tite passou por cima do rival com um placar agregado de 4×1 e ficou com a taça continental. No Paulistão, o Corinthians superou o São Paulo nas penalidades, no Morumbi, e passou para a final, quando posteriormente conquistou seu 27º Paulistão em final contra o Santos.
Por fim, o clube do Parque São Jorge mediu forças com o rival em mata-mata de três edições seguidas do Paulistão, ficando com o título em todas elas. Em 2017, com vitória por 3×1 no agregado na semifinal, em 2018, após empate nos dois jogos e classificação à final nos pênaltis, e em 2019, quando ambos decidiram a taça e o Timão levou seu 30º estadual.
Veja mais:
De olho em Majestoso, Gaviões da Fiel convoca torcedores para apoio ao Corinthians no CT
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados