Na noite deste domingo, 9, o Corinthians voltou a campo pelo Campeonato Paulista. O jogo da vez foi válido pela oitava rodada, e disputado contra o São Bernardo na Neo Química Arena. Em jogo onde a equipe encarou uma defesa bem posicionada e sofreu com gols perdidos, o Timão não desistiu do jogo e, nos minutos finais, marcou com Romero e Memphis para sair vitorioso por 2 x 0.
No primeiro tempo, o Corinthians pressionou o São Bernardo e conseguiu criar algumas oportunidades, principalmente com Pedro Raul. A defesa adversária e a trave impediram o placar de mudar. Já na segunda etapa, o Timão seguia com dificuldades no ataque, mas melhorou com a entrada de titulares como Garro, Carrillo e Memphis e, nos acréscimos, marcou dois gols e saiu com a vitória em Itaquera.
E como fica?
Com o resultado desta quinta-feira, o Corinthians chega à sétima vitória e aos 22 pontos no Campeonato Paulista, ampliando sua vantagem na liderança tanto do Grupo A quando da classificação geral da competição. Além disso, tornou-se o primeiro time a garantir vaga no mata-mata, com quatro rodadas de antecedência.
Próximo compromisso
Agora, o Corinthians retornará aos gramados para encarar o Santos FC, também em Itaquera, às 21h35 (de Brasília) do dia 12 de fevereiro, quarta-feira, pela nona rodada da fase de grupos do Paulistão.
Escalação do Corinthians
Ramón Díaz seguiu sem poder contar com os seguintes atletas: o goleiro Felipe Longo e o meio-campista Breno Bidon, com a Seleção Brasileira Sub-20; o zagueiro Gustavo Henrique, que está em aprimoramento físico; e os atacantes Yuri Alberto, expulso no Derby da última quinta-feira e cumprindo suspensão, e Talles Magno, em viagem para os Estados Unidos para renovar o visto de trabalho. Porém, o técnico conta com os retornos de Rodrigo Garro e Maycon.
Diante disso, o Corinthians irá a campo da seguinte maneira: Hugo Souza; Matheuzinho, Félix Torres, Tchoca e Matheus Bidu; Martínez, Raniele, Ryan e Igor Coronado; Romero e Pedro Raul.
O banco de reservas contará com os seguintes atletas: Matheus Donelli, André Ramalho, Hugo, Léo Mana, Charles, André Carrillo, Héctor Hernández, Maycon, Cacá, Rodrigo Garro, Alex Santana e Memphis.
Escalação do São Bernardo
O time da casa foi escalado pelo técnico Ricardo Catalá com: Alex Alves; Hugo Sanches, Helder, Matheus Salustiano e Augusto; Pará, Lucas Lima e Romisson; Léo Jabá, Guilherme Queiroz e Fabrício Daniel.
Arbitragem
O dono do apito será Luiz Flávio de Oliveira, auxiliado por Neuza Inês Back e Raphael de Albuquerque Lima. Já o VAR fica por conta de Matheus Delgado Candançan.
Primeiro tempo
O jogo começou pouco movimentado, com o Corinthians cometendo muitas faltas e tendo dificuldades para criar jogadas, com o São Bernardo se defendendo bem em Itaquera.
Apenas aos sete minutos o Timão criou sua primeira chance. Pedro Raul recebeu bola na pequena área. Em boa jogada, driblou o goleiro com um toque por cima, mas na hora de finalizar, foi desarmado pelo defensor e perdeu o gol debaixo das traves.
Após alguns minutos de paralisação para atendimento médico de um jogador do São Bernardo, o time visitante arriscou alguns ataques, mas sem objetividade, sendo parado por Hugo Souza aos 14 e Tchoca aos 16 minutos. Já aos 17, o chute de Léo Jabá saiu por cima do gol.
O Timão voltou ao ataque aos 19, com Coronado buscando Pedro Raul no lançamento, mas o Alex Alves chegou na bola antes do camisa 20. Na cobrança de descanteio, Coronado cruzou e o goleiro tirou novamente.
O Corinthians seguiu no ataque. Aos 21, Matheuzinho arriscou cruzamento que foi desviado pela defesa, e aos 23, a jogada foi de Ryan, que perdeu a bola após jogada individual, mas Romero aproveitou e finalizou, com desvio na zaga.
Aos 29, o Alvinegro teve sua melhor chance no jogo até então. Em cruzamento preciso de Martínez, Pedro Raul subiu mais que a marcação e em cabeçada firme, explodiu a trave esquerda de Alex Alves.
Na sequência, lances agudos para ambos os lados. Aos 31, Guilherme Queiroz foi lançado e, antes da finalização, foi interceptado com precisão por Hugo Souza. No minuto seguinte, Romero foi lançado por Martínez, pisou na área e marcou o gol – mas a bandeirinha anotou impedimento e o tento acabou anulado.
O Corinthians seguiu pressionando, mas sem muita objetividade nas finalizações. Pedro Raul teve nova chance aos 37, mas o chute foi desviado, o que facilitou a defesa de Alex Alves. No lance seguinte, a jogada de Romero acabou em escanteio. E já nos acréscimos, aos 46, Coronado arriscou jogada individual, que foi interceptada pela defesa.
Aos 48, o árbitro encerrou o primeiro tempo, com o placar ainda zerado em Itaquera.
Segundo tempo
Ao contrário do que vinha fazendo nas últimas partidas, desta vez o técnico Ramón Díaz não promoveu nenhuma alteração no Corinthians durante o intervalo.
A primeira tentativa de ataque do Corinthians foi aos dois minutos, em bola alçada por Coronado em cobrança de falta. No entanto, a defesa do São Bernardo afastou, emendando um contra-ataque que parou nas mãos de Hugo Souza, com tranquilidade.
Aos sete, o ataque corinthiano funcionou melhor, com Ryan finalizando bem em direção ao gol do São Bernardo, forçando Alex Alves a fazer boa defesa.
No minuto seguinte, Ramón promoveu a primeira mudança no Alvinegro, com a entrada de Rodrigo Garro no lugar de Ryan.
As equipes voltaram a alternar ataques nos minutos seguintes, com o São Bernardo pressionando o Timão com duas cobranças de escanteio aos 11 e 12 minutos.
A resposta do Corinthians veio aos 15, quando Garro recebeu de Coronado na entrada da área e achou Romero livre de marcação infiltrando entre a defesa, mas o paraguaio finalizou por cima do gol de Alex Alves. No minuto seguinte, foi a vez de Matheuzinho arriscar de longe, sem direção.
Aos 17, o Corinthians promoveu sua segunda alteração, com a entrada de Memphis no lugar de Pedro Raul. Pouco tempo depois, aos 21, Romero aproveitou sobra de bola após Garro ser desarmado e chutou de longe, à direita do gol dos visitantes.
O Timão seguiu tentando pressionar o São Bernardo, que continuava bastante fechado e dificultando a troca de passes do Alvinegro. Sem criar grandes chances nos minutos seguintes, o jogo ficou um pouco morno, apesar de a Fiel seguir apoiando em Itaquera.
As últimas mudanças no Corinthians foram feitas aos 29, com as entradas de Carrillo, Maycon e Hugo nos lugares de Coronado, Martínez e Matheus Bidu.
O São Bernardo voltou a atacar aos 29: Lucas Rian recebeu pela esquerda, fez jogada individual e chutou, um pouco sem ângulo, por cima do gol de Hugo Souza.
A pressão corinthiana continuou, mas o time mostrava um pouco de impaciência nas jogadas, errando nos momentos finais. Isso ocorreu, por exemplo, aos 33, em jogada trabalhada entre Garro e Memphis, aos 37, em finalização de Garro que parou na defesa, e aos 39, quando Memphis arriscou jogada individual e parou na defesa.
No lance seguinte, o São Bernardo conseguiu trabalhar a bola no ataque e Emerson Santos, em chute de longe, assustou Hugo Souza.
O Timão seguia pressionando, mas cada vez errando passes mais simples, com o empate parecendo persistir até o final. Garro se esforçava em tentar jogadas que quebrassem a defesa, mas o ataque alvinegro não aproveitava. Uma das poucas vezes que a equipe finalizou foi com Maycon, após passe de Memphis, mas o chute saiu à esquerda do gol.
Primeiro gol do Corinthians: no entanto, ao fim das contas, a persistência alvinegra foi premiada. Aos 50 minutos, Maycon iniciou contra-ataque e encontrou Memphis na direita. O neerlandês se livrou da marcação e alçou a bola na área para Romero, que cabeceou bem e abriu o placar na Neo Química Arena!
O São Bernardo tentou uma reação imediata, em chute de Lucas Rian da intermediária, no entanto a bola saiu muito longe do gol de Hugo Souza.
Segundo gol do Corinthians: aos 54, no último lance do jogo, o Timão ampliou o placar. Novamente em lance de contra-ataque após chutão vindo da defesa, Memphis dominou e passou para Romero, que devolveu para o camisa 94 livre, dentro da área, para só finalizar e marcar o segundo gol alvinegro em Itaquera!
Um minuto depois, o árbitro encerrou a partida, com o placar de 2 x 0 para o Corinthians diante do São Bernardo.
Veja Mais:
Na pegada do povo: chinelos viram manifesto contra o elitismo no Corinthians
Zagueiro revelado pelo Corinthians projeta duelo contra o São Bernardo FC no Campeonato Paulista
Memphis e MC Hariel são atrações em programa da TV Globo neste sábado
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados