No início da noite deste sábado, 12, o Corinthians enfrentou o Palmeiras na Arena Barueri, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, e foi derrotado por 2 x 0. Com o resultado, o Alvinegro voltou a perder para o maior rival após quatro confrontos de invencibilidade — a segunda maior sequência invicta diante do Palmeiras desde o período entre fevereiro de 2019 e julho de 2020, quando somou cinco jogos sem derrota.
Para a partida, a comissão técnica corinthiana não pôde contar com o goleiro Hugo Souza (lesão grau 2B no reto femoral da coxa direita), o zagueiro Gustavo Henrique (incômodo na coxa direita), o lateral-esquerdo Fabrizio Angileri (lesão muscular no bíceps femoral da coxa esquerda) e os meias Igor Coronado (trauma no ombro esquerdo) e Rodrigo Garro (tendinopatia no joelho direito).
Diante disso, o técnico Ramón Díaz (suspenso após expulsão contra o Vasco na semana passada) mandou ao gramado a seguinte equipe: Matheus Donelli; Matheuzinho, André Ramalho, Cacá e Matheus Bidu (Hugo Farias); José Martínez (Héctor Hernández), Raniele (Ángel Romero), André Carrillo e Breno Bidon; Yuri Alberto e Memphis. O banco de reservas foi composto por Felipe Longo, Félix Torres, João Pedro Tchoca, Hugo Farias, Léo Maná, Ryan, Charles, Alex Santana, Maycon, Romero, Talles Magno e Héctor Hernández.
Escalação do Palmeiras
Abel Ferreira optou por iniciar a partida com Weverton; Bruno Fuchs, Gustavo Gómez, Micael e Piquerez; Emiliano Martínez, Richard Ríos e Felipe Anderson; Estêvão, Vitor Roque e Facundo Torres.
Arbitragem
O árbitro da partida foi Rafael Rodrigo Klein, que teve o auxílio de Rafael da Silva Alves e Michael Stanislau. O quarto árbitro atendeu pelo nome de Lucas Canetto Bellote e o VAR ficou sob a tutela de Wagner Reway.
Próximo compromisso
Depois de enfrentar o Palmeiras, o Corinthians voltará a campo na próxima quarta-feira, 16, às 19h30 (horário de Brasília), para enfrentar o Fluminense. O jogo ocorrerá na Neo Química Arena, pela quarta rodada do Brasileirão 2025.
Primeiro tempo
Os primeiros minutos do confronto entre Corinthians e Palmeiras foram marcados por uma postura mais agressiva da equipe alviverde, que pressionava o Timão na saída de bola. Aos três minutos, o zagueiro André Ramalho foi advertido com cartão amarelo após puxar Vitor Roque na transição ofensiva do rival.
O início da partida foi morno, com poucas ações ofensivas e nenhuma chance clara de gol nos primeiros 10 minutos, embora o Palmeiras demonstrasse maior controle da posse de bola. Aos 13, Matheus Donelli fez uma defesa espetacular em finalização de Gustavo Gómez da marca do pênalti, evitando o primeiro gol. No entanto, no lance seguinte, Piquerez arriscou de fora da área e abriu o placar: Palmeiras 1 x 0 Corinthians.
Aos 18 minutos, Felipe Anderson fez uma jogada pelo lado direito de ataque e chutou na trave. Na sobra, o volante Emiliano Martínez chutou de longe e ampliou. Placar: Palmeiras 2 x 0 Corinthians. Após sofrer dois gols em sequência, o Corinthians apresentou uma leve melhora em sua postura em campo, permitindo menos espaços ao arquirrival.
Aos 38 minutos, Memphis Depay fez jogada ensaiada com André Carrillo em cobrança de falta. Porém, o peruano bateu, de primeira, longe do gol. Na origem da jogada, Yuri Alberto sofreu entrada dura do zagueiro Gustavo Gómez, que foi advertido com cartão amarelo.
Aos 45 minutos, a arbitragem sinalizou quatro minutos de acréscimo e encerrou o primeiro tempo aos 49. Durante toda a etapa inicial, o Timão não conseguiu finalizar contra a meta alviverde, enquanto o Palmeiras acertou duas finalizações de fora da área e converteu ambas em gol: 2 x 0 no placar.
Segundo tempo
Para a segunda etapa, o auxiliar técnico Emiliano Díaz promoveu as entradas do lateral-esquerdo Hugo no lugar de Matheus Bidu e do atacante Ángel Romero no lugar de Raniele.
Logo aos 26 segundos do segundo tempo, quase o terceiro gol do Palmeiras. Richard Ríos chegou na linha de fundo e cruzou na cabeça de Facundo Torres, que finalizou no travessão de Matheus Donelli. Quatro minutos depois, Carrillo serviu Hugo na entrada da área. O camisa 46, porém, isolou o chute.
Com 12 minutos da etapa complementar, a partida seguia em ritmo morno, sem chances claras de gol para nenhuma das equipes. Aos 21, o lateral-direito Matheuzinho recebeu cartão amarelo após cometer falta em Facundo Torres.
Aos 22 minutos, o Palmeiras teve o terceiro gol, marcado por Vitor Roque de cabeça, anulado. Cinco minutos depois, o camisa 9 palmeirense recebeu em profundidade, deixou Cacá e André Ramalho para trás e finalizou para uma boa defesa de Matheus Donelli.
Aos 30 minutos, Estevão fez jogada individual e tocou por cima de Matheus Donelli, mas a bola acabou saindo para a linha de fundo. Um minutos depois, o volante José Martínez deixou o gramado para a entrada do atacante Héctor Hernández. Seis minutos depois, o atacante Paulinho fez jogada individual, passou por Matheuzinho e Donelli saiu do gol para intervir.
Na sequência, o camisa do time da Barra Funda fez cruzamento na meia altura e Matheus Donelli novamente afastou. Pouco tempo depois, Paulinho, com total liberdade na intermediária, chutou no canto direito de Donelli, para fora. Quando o cronômetro atingiu os 45 minutos, a arbitragem deu cinco minutos de acréscimo.
Aos 46 minutos, Hugo Farias finalizou de longe no canto esquerdo de Weverton, que espalmou em direção a linha lateral. Aos 50 minutos, fim de jogo. Placar: Palmeiras 2 x 0 Corinthians.
Veja Mais:
Com gol de filho de ex-volante, Corinthians estreia com o pé direito no Paulistão Sub-17
Dupla comenta triunfo do Corinthians fora de casa no Campeonato Paulista Sub-17
Brabas perdem clássico em casa e Lucas Piccinato admite falhas: “Perdemos para nós mesmos”
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados