Primeiro ídolo corinthiano ao lado de Neco, Amílcar Barbuy foi o primeiro jogador do clube a ser convocado para a Seleção Brasileira
Um dos maiores nomes da história do Sport Club Corinthians Paulista, Amílcar Barbuy faleceu há exatos 54 anos, na capital paulista, mas seu legado e seu corinthianismo jamais serão esquecidos.
Ao lado de Neco, esteve presente no primeiro título do Timão dentro dos campos, quando conquistou o Campeonato Paulista, em 1914. Além desse, o craque faturou o estadual em mais três oportunidades, sendo a última em 1923. Para os que sobreviveram para comparar, há relatos de que Amílcar foi inferior apenas a Pelé. Sua estreia foi no dia 7 de setembro de 1913 na vitória por 2 a 0 sobre o Germânia, em jogo válido pelo Paulistão daquele ano. Nesta partida, Amílcar marcou o seu primeiro gol com a camisa do Time do Povo.
Em participação ao longa “Todo Poderoso – O filme”, sobre o Centenário do Corinthians, em 2010, Amílcar Barbuy Filho, relatou o corinthianismo de seu pai. Segundo Filho, Amílcar Barbuy participou da aplanação do terreno da Ponte Grande – primeiro estádio do clube -, com Neco, trazido para o Corinthians, inclusive por Barbuy.
Leia também:
Série Camisas III - 2012 - "Corinthians Paulista"
BLOG DO TIO SAM: Arena faz Corinthians alcançar média de público dos anos 70
Amílcar Barbuy, apesar de sócio e atleta do Palestra – Itália após passagem pelo Corinthians, era um Louco do Bando, é o que garante seu filho, que contou que o pai não torcia para nenhum clube, antes de conhecer o Sport Club Corinthians Paulista.
A forte ligação da família Barbuy, segundo Amílcar Barbuy Júnior se estende até mesmo fora dos campos, afinal Hermógenes, irmão de Amílcar, foi o responsável pela criação dos primeiros escudos do Timão, nos primórdios da história do Alvinegro. O desenhista gráfico desenhou os primeiros símbolos corinthianos, dando a ideia inicial para Rebolo, desenhista responsável pelo atual escudo do Todo Poderoso.
Amílcar Barbuy, além de jogador, olheiro e de ajudar na construção da Ponte Grande, comandou o Corinthians como técnico, dirigindo o Timão por 192 jogos. Inicialmente, quando não havia um profissional específico para a função e coube a ele escalar o time. Depois, entre os anos de 1930 e 1940, o então técnico Barbuy – como ficou conhecido – foi o comandante alvinegro.
Como atleta, o ídolo balançou as redes 89 vezes em 208 jogos pelo Timão.
Por Gabriel Salvati
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
Que história maravilhosa!!
só quero saber do o amilcar morreu porque entrei na história dele e não conta e de que o irmão dele morreu.
escrevam pro meu e-mail e me respondam por favor.
Meu e-mail: [email protected]
Moro no centro de São Bernardo do Campo na região do ABC Paulista.
E quero que saibam que gosto de fazer amizades. Pois moro aqui no centro e não tenho amigos.
ABRAÇO ANDERSON.