Enfrentando um incômodo jejum de 50 dias sem marcar gol, Yuri Alberto reencontra, neste domingo, 23, às 19h (horário de Brasília), o Goiás, na Serrinha. O centroavante alvinegro revê o Esmeraldino e o estádio menos de seis meses após ser personagem de uma polêmica no local.
A polêmica aconteceu no último encontro entre Corinthians e Goiás, em empate sem gols no dia 29 de outubro de 2022, pela 34ª rodada do Brasileirão passado. O jogo em questão contou com pouco brilho técnico dos dois clubes, mas os então comandados de Vítor Pereira poderiam ter deixado Goiânia com três pontos se não fosse por uma decisão questionável do VAR.
Isso porque Yuri Alberto marcou o gol que daria a vitória por 1 x 0 para o Corinthians aos 46 minutos do segundo tempo, mas viu o VAR anular o gol por impedimento. O problema é que o centroavante estava na mesma linha do antepenúltimo defensor esmeraldino, conforme as imagens divulgadas – veja abaixo.
De início, durante a revisão do lance em questão, um árbitro presente na cabine disse que o gol foi “100% legal”. Logo depois, no entanto, o responsável pela equipe de vídeo, Igor Junio Benevenuto, confirmou a decisão do assistente no campo, que havia anulado o gol.
“Volta lá, vamos calibrar a bola. Ajustado, segura um pouco. Traça a linha no jogador de verde, abaixa para mim. No pé, na base. No ombro. Confirma a decisão de campo. Impedimento, ok?“, disse Benevenuto.
Yuri Alberto não concordou com a anulação do gol e disparou contra a arbitragem logo após o término daquele jogo de seis meses atrás. Em entrevista para o Premiere na saída de campo, o atacante disse que os árbitros “tiraram três pontos” do Corinthians, que viria a ser o quarto colocado na classificação final – os pontos a menos não fizeram diferença na posição alvinegra ao término do campeonato.
“Eu sempre tenho essa mania de partir atrás do zagueiro depois do chute, para mim tava muito claro porque saí atrás na hora que vai. Nos tiraram três pontos, mas agora é trabalhar para a sequência do campeonato. A gente agrediu bastante, o campo nos atrapalhou bastante, agora é voltar para casa e trabalhar para conquistar esses três pontos que nos tiraram daqui”, declarou Yuri na época.
Vale lembrar que a CBF alterou algumas recomendações à arbitragem para o Brasileirão 2023, incluindo a regra de impedimento que determinou a anulação do gol de Yuri Alberto. Agora, se a linha do penúltimo defensor encosta na linha do atacante, o gol deve ser validado.
É importante destacar que o período de 50 dias sem Yuri Alberto marcar gols contempla apenas seis jogos, sendo cinco pelo Corinthians (contra Ituano, Liverpool-URU, Remo, Cruzeiro e Argentinos Juniors-ARG) e um pela Seleção Brasileira (contra Marrocos). Os últimos dois gols foram contra o Santo André, em 5 de março. Mesmo assim, o atacante é o vice-artilheiro alvinegro na temporada, com quatro bolas nas redes.
Veja a imagem que gerou anulação do gol de Yuri Alberto no último jogo entre Corinthians e Goiás:
Veja mais:
Ex-volante do Corinthians volta a jogar após sete meses, mas é expulso em estreia pelo Avaí
Duda Sampaio cita ‘carinho muito grande’ pelo Inter, mas prega foco no Corinthians contra ex-clube
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados