Na noite deste domingo (12), em jogo que teve início às 18h15 (Brasília) e foi válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia, o Corinthians empatou em 1×1 com o Atlético-GO. O gol corinthiano foi marcado por Gabriel Pereira, e o atleticano foi de Zé Roberto.
Para o confronto, o técnico Sylvinho precisou promover mudanças em relação ao time que empatou com o Juventude, na última terça-feira (07), e optou por escalar a seguinte equipe: Cássio; Fagner, João Victor, Raul Gustavo, Fábio Santos; Gabriel, Roni, Giuliano; Gustavo Mosquito, Gabriel Pereira, Jô.
Já o Dragão, comandado por Eduardo Barroca, iniciou com o seguinte time: Fernando Miguel; Dudu, Wanderson, Éder, Igor Cariús; Gabriel Baralhas, Willian Maranhão, Arnaldo, Natanael; João Paulo, Zé Roberto.
O Corinthians iniciou o jogo esperando as ações do Atlético-GO, mas logo mudou a postura e começou a ir para cima do adversário. Gabriel Pereira começou pelo lado esquerdo e Gustavo Mosquito iniciou pela direita, onde costuma atuar, mas ao decorrer do confronto Sylvinho optou por inverter as posições dos dois jogadores. Sendo assim, o Timão era mais perigoso com o canhoto Gabriel Pereira pela direita.
Assim como o jovem oriundo das categorias de base do clube, Roger Guedes também era um dos que mais buscavam a bola atuando como referência no ataque, na vaga de Jô, este liberado por problemas particulares. No entanto, após primeiros minutos mornos, o primeiro lance de perigo alvinegro aconteceu aos 21 minutos, com Fagner arriscando de fora da área e vendo Fernando Miguel espalmar para escanteio.
O Timão não demonstrou um desempenho de encher os olhos na primeira metade do duelo, mas foi melhor que o rival – os melhores lances do time visitante sempre saía dos pés de Gabriel Pereira. Não deu outra: aos 35 minutos, o camisa 38 chegou à linha de fundo e cruzou para Gustavo Mosquito, posicionado próximo à pequena área rubro-negra. No entanto, o atacante furou e não conseguiu completar para as redes.
O Atlético-GO seguiu sem conseguir incomodar o time de Sylvinho. O clube paulista, por sua vez, teve o último bom lance no primeiro tempo com Roger Guedes, que cabeceou para fora um cruzamento de Fagner na direita.
No intervalo, o treinador corinthiano precisou substituir Fagner, que sentiu um incômodo no pescoço, e promover a entrada do volante Du Queiroz improvisado na lateral-direita. Com apenas sete minutos em campo, o jovem já foi o responsável por realizar boa jogada na área e finalizar em cima de Igor Cariús.
Primeiro gol do Corinthians: aos 14 minutos, Gabriel Pereira, que vinha sendo a principal arma ofensiva da equipe, fez uma linda jogada individual após passe de Roger Guedes, puxou a bola em velocidade e finalizou no meio de dois marcadores e no canto de Fernando Miguel, marcando seu primeiro gol como profissional.
A partir do momento em que o placar foi inaugurado, o Timão diminuiu o ritmo e viu os goianos irem para cima para tentarem o empate. Por isso, aos 16, o zagueiro Raul Gustavo bobeou saída e perdeu a bola, mas foi salvo por Cássio. Porém, a bola continuou viva na área e, na sequência, João Victor salvou em cima da linha.
Aos 24, Sylvinho precisou substituir Roni, que sentiu o joelho e saiu de campo aos prantos, e colocou o meio-campista Vitinho. Dois minutos mais tarde, João Paulo recebeu na área do Corinthians, mas escorregou e não conseguiu dar sequência ao lance. Aos 32, mais duas mudanças no time paulista: saíram Gabriel Pereira e Gustavo Mosquito, entraram Xavier e Marquinhos.
No entanto, o Corinthians recuou após as mudanças e viu Zé Roberto empatar de cabeça aos 44 minutos do segundo tempo. O gol gerou enorme polêmica, pois Roger Guedes, que estava marcando o autor do tento adversário, foi atrapalhado por Montenegro, que estava impedido. O árbitro analisou o lance no VAR, mas validou: 1×1.
Agora, o Corinthians chega aos 29 pontos na tabela da competição nacional e se mantém na 6ª colocação, perdendo a chance de encostar no Red Bull Bragantino, 5º colocado com 32 pontos, mas um jogo a menos. O Timão volta a campo no próximo domingo (19), diante do América-MG, na Neo Química Arena, na 21ª rodada do Brasileirão.
Veja mais:
Willian volta a SP para cumprir quarentena; retorno em campo ainda não está definido
Léo Santos foi pego no antidoping e não entra em campo pelo Corinthians há quatro meses
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados