- Por Daniel Keppler / Redação da Central do Timão
Pela quinta rodada do Grupo F da Copa Sul-Americana, o Corinthians recebeu o Argentinos Juniors na Neo Química Arena, em jogo disputado nesta terça-feira, 14, às 21h30 (horário de Brasília). Após grande primeiro tempo, e uma confiante segunda etapa, o Time do Povo conseguiu uma importante vitória por 4 x 0, com gols de Yuri Alberto (2), Wesley e Fausto Vera.
Após ser pressionado no começo da partida, sem sofrer grandes riscos de gol, o Corinthians foi se colocando no jogo aos poucos, liderado por Garro como grande articulador das jogadas. Com dez minutos, abriu o placar em seu primeiro ataque com Yuri Alberto, e após os 40 marcou mais dois, com Wesley e, de novo, Yuri Alberto, para ir ao intervalo vencendo por 3 x 0.
O segundo tempo foi de poucas oportunidades de gol, com o Corinthians buscando controlar o jogo e o Argentinos Juniors buscando marcar principalmente com Montiel, pela esquerda. Já nos acréscimos, Fausto Vera fez jogada individual e fechou o placar em 4 x 0 para o Timão.
E como fica?
Com a vitória, o Corinthians chega aos dez pontos ganhos e, com a vitória do Racing Montevideo-URU sobre o Nacional-PAR por 2 x 1, seguiu um ponto atrás dos uruguaios. Como o último compromisso do Timão no Grupo F é contra o próprio Racing, na Neo Química Arena, a partida será uma “final”, onde o clube precisará da vitória para terminar em primeiro lugar na chave.
Próximo compromisso
Agora, o Corinthians volta a campo no próximo domingo, 19, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe alvinegra recebe o Botafogo às 16h (horário de Brasília), na Neo Química Arena.
Escalação do Corinthians
O Timão contou com a volta de três atletas que estavam no departamento médico: os volantes Raniele e Fausto Vera e o meia Matheus Araújo. Dessa forma, o técnico António Oliveira retornou à sua formação preferida, com uma linha de quatro jogadores na defesa e dois pontas, com a qual vinha obtendo bons resultados recentes.
Assim, o Corinthians foi a campo com: Carlos Miguel; Fagner, Félix Torres, Cacá e Hugo; Raniele, Bidon e Garro; Romero, Yuri Alberto e Wesley. O banco de reservas alvinegro contou com: Cássio, Matheus Donelli, Caetano, Fausto Vera, Gustavo Henrique, Giovane, Gustavo Mosquito, Pedro Raul, Matheus Bidu, Biro, Léo Mana e Igor Coronado.
O Timão teve os desfalques de Diego Palacios, em reabilitação de lesão crônica de cartilagem no joelho esquerdo, Matheuzinho, com entorse no tornozelo direito, Paulinho, com tendinite patelar no joelho esquerdo e Pedro Henrique em tratamento de lesão no músculo posterior da coxa esquerda, sem falar de Maycon e Ruan Oliveira, que se recuperam de lesões de LCA.
Escalação do Argentinos Juniors
Em boa situação nas competições locais, o Argentinos Juniors vive momento delicado na Copa Sul-Americana. A equipe do técnico Pablo Guede está em terceiro lugar no Grupo F, e pode ser eliminada caso perca para o Corinthians e o Racing-URU vença o Nacional-PAR. Além disso, terá o desfalque de Sebastián Prieto, expulso na partida diante dos uruguaios.
A equipe escalada para o jogo foi: Rodríguez; Meza, Godoy, Palacio, Montiel, Gamarra, Oroz, Viveros, Verón, Romero e Batallini. No banco, a equipe contou com Siri, Vega, Álvarez, Prieto, Santamaria, Cardozo, Lescano, Gómez, Herrera, Heredia, Perello e Gonduo.
Arbitragem
O árbitro escolhido para o jogo foi Felipe González, do Chile. Seus assistentes na partida foram seus compatriotas José Retamal e Carlos Poblete. No comando do VAR, também chileno, Fernando Vejar estava presente, tendo como assistente (AVAR) Benjamin Seravia, enquanto o quarto árbitro foi do Peru, com responsabilidade de Edwin Ordoñez.
Primeiro tempo
O Corinthians foi surpreendido por um Argentinos Juniors ofensivo no início de jogo, buscando se manter no campo de ataque, chegando à área alvinegra por duas vezes nos três primeiros minutos, mas sem grande perigo.
Primeiro gol: aos dez minutos, após o adversário circular a bola sem conseguir criar chances agudas, o Corinthians abriu o placar com Yuri Alberto, de cabeça, após cobrança de falta cobrada com perfeição por Fagner pelo lado direito do ataque.
Nos minutos seguintes, o Argentinos Juniors tentou uma reação, mas de forma pouco efetiva. Primeiro, foi impedido por Fagner, que parou o ataque com uma falta, e depois com Cacá, que cortou o cruzamento para a linha de fundo. Nada ocorreu, porém, no escanteio cobrado.
Aos 17 minutos, em contra-ataque rápido, Romero avançou pela direita e buscou Wesley na grande área, porém a defesa argentina tirou a bola.
No minuto seguinte, Garro encontrou Hugo pelo lado esquerdo, que cruzou para Yuri Alberto. O camisa 9 finalizou com força, mas a zaga desviou para escanteio. Na cobrança, uma jogada ensaiada com Garro, mas a finalização foi totalmente torta, saindo pela lateral.
Com 19 minutos, o argentino camisa 10 do Timão voltou a aparecer, dessa vez puxando um contra-ataque, mas foi derrubado perto da entrada da área. Na cobrança de falta, porém a bola ficou na barreira, sem rebote para o Corinthians.
Minutos depois, os visitantes voltaram a finalizar na meta de Carlos Miguel, mas Maxi Romero chutou para fora.
O Corinthians voltou a ter uma grande chance aos 25 minutos: Wesley recebeu pela esquerda e, após se livrar da marcação, chutou forte e cruzado, para boa defesa do goleiro. No rebote, Romero quase alcançou, mas a defesa conseguiu cortar.
O Argentinos Juniors tentou responder no minuto seguinte, com Montiel avançando pela ponta direita – mas a defesa corinthiana cortou com Torres e Cacá.
Por sua vez o Timão voltou a chegar com 29 minutos, quando Rodriguez fez grande defesa em chute de longe de Rodrigo Garro. O arqueiro novamente deu rebote, mas o bandeira interrompeu a jogada, alegando que Bidon estava em posição irregular.
No minuto seguinte, mais uma bela defesa do goleiro adversário e novamente em um belo chute de Garro, agora na linha da grande área. Na cobrança de escanteio, a defesa tirou.
O Corinthians seguiu no ataque, porém, pois na saída de bola o Argentinos Juniors cometeu falta na intermediária. Garro cobrou, rasteiro, e a bola saiu pelo canto, desviada. De novo, o escanteio não resultou em nada, com o camisa 10 chutando para fora.
Nova chance para os visitantes aos 35 minutos, em cobrança de falta que Cacá desviou para escanteio. Na cobrança, o chute saiu desviado e Carlos Miguel desviou para a linha de fundo novamente. Por fim, no novo tiro de canto, o Argentinos Juniors tentou de cabeça, mas a bola saiu por cima.
Segundo gol: o Corinthians ampliou o placar aos 41 minutos, com um golaço! O Argentinos Juniors tentou sair tocando a bola, mas o goleiro cometeu um erro no passe e Romero roubou a bola, que sobrou para Wesley. O jovem, em um toque magistral, encobriu Rodriguez com perfeição.
Terceiro gol: logo na saída de bola, mais uma vez os visitantes se enrolaram com a bola, e Yuri Alberto roubou na intermediária, avançando com muita rapidez e finalizando na saída de Rodriguez, marcando seu segundo gol no jogo e o terceiro do Corinthians!
Com os adversários atordoados, coube ao Corinthians manter o jogo controlado nos minutos seguintes, até o árbitro encerrar o primeiro tempo, aos 46 minutos.
Segundo tempo
No intervalo, o técnico António Oliveira promoveu uma alteração no Corinthians: a saída de Félix Torres, com dores após sofrer duas duras faltas no primeiro tempo, para a entrada de Gustavo Henrique.
O Corinthians procurou voltar para a segunda etapa do mesmo jeito que terminou a primeira, apertando o Argentinos Juniors na sua defesa e tentando criar oportunidades. Logo nos primeiros movimentos, tentou chegar em cruzamento de Romero, mas o chute de Yuri Alberto parou na zaga adversária.
Nos minutos seguintes, o Corinthians diminuiu levemente as linhas, com o Argentinos Juniors tentando jogadas de ataque. Mas Raniele impediu a jogada com um carrinho pela esquerda, aos quatro minutos, e Montiel chutou para fora aos oito.
O Corinthians respondeu aos 11, com jogada de Garro e Wesley pela esquerda, cruzando na área. Mas o chute de Yuri Alberto foi desviado para escanteio pela a zaga adversária. Na cobrança, Raniele cabeceou para fora.
Quatro minutos depois, o goleiro do Argentinos Juniors voltou a trabalhar. Raniele iniciou contra-ataque com uma roubada de bola e a bola chegou até Wesley na esquerda, que cortou para o meio e finalizou com força no alto. Na cobrança do escanteio, Gustavo Henrique finalizou limpo, mas fraco, e o goleiro ficou com a bola.
Com 18 minutos, o Timão teve uma chance de lançar a bola na área, com Garro, mas a defesa visitante conseguiu tirar e evitar ceder o rebote para o Corinthians. Na sequência, os adversários buscaram o ataque com dois cruzamentos que rondaram a área de Carlos Miguel sem perigo.
Aos 20 minutos, mais uma jogada ofensiva do Corinthians, com Yuri Alberto puxando o contra-ataque pela esquerda. Ele inverteu a jogada para Fagner, que invadiu a área e cruzou rasteiro, mas Romero e o próprio Yuri Alberto não conseguiram empurrar para o gol.
Quatro minutos depois, o Argentinos Juniors levou perigo em uma jogada de Montiel, que cruzou rasteiro pela esquerda. A bola passou por Carlos Miguel mas ninguém conseguiu alcançar para marcar o primeiro gol dos visitantes em Itaquera.
Logo na sequência, António Oliveira promoveu as entradas de Igor Coronado e Gustavo Mosquito nos lugares de Rodrigo Garro e Romero.
Aos 28 minutos, uma nova chegada dos adversários: mais uma vez pela esquerda, Montiel cruzou e Batallini acabou chutando por cima, depois de a bola passar por três marcadores corinthianos.
Três minutos depois, novamente Montiel protagonizou um lance de ataque, mas pela direita, finalizando para fora. No minuto seguinte, novamente o jogador arriscou, dessa vez acertando o gol corinthiano – mas Carlos Miguel fez boa defesa.
Com 34 minutos, as trocas finais do Corinthians: Fausto Vera e Pedro Raul entraram para as saídas de Wesley e Yuri Alberto.
Logo em seguida, foi divulgado o público e renda na Neo Química Arena: 39.929 torcedores de público pagante e 40.049 de público total, para uma renda bruta de R$ 2.257.103,50.
Poucas chances foram criadas após os 35 minutos, com o Corinthians controlando o jogo defensivamente, e não conseguindo avançar com precisão no ataque. Apenas aos 42 minutos o Argentinos Juniors, em um cruzamento que percorreu a área alvinegra sem perigo.
No minuto seguinte, Mosquito tentou uma jogada pela esquerda e caiu na área, mas nada foi marcado. Na sequência, em jogada semelhante, mas com Raniele e fora da área, a falta foi marcada. Igor Coronado cobrou direto para o gol, para defesa de Rodriguez.
Aos 46 minutos, uma jogada caótica no ataque corinthiano: Raniele bateu, Diego Rodriguez defendeu, Bidon acertou a trave no rebote e Gustavo Silva completou para o gol, mas o lance foi anulado por impedimento.
Quarto gol: aos 47 minutos, Fausto Vera fechou o placar, recebendo a bola na entrada da área, driblando o defensor e marcando um belo gol!
Na saída do Argentinos Juniors, o árbitro encerrou a partida, que terminou 4 x 0 para o Corinthians. Com isso, o Timão está classificado para, no mínimo, os playoffs das oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Corinthians conta com quatro destaques para encarar o Argentinos Juniors
Corinthians recebe o Argentinos Juniors de olho em classificação antecipada na Sul-Americana
Lateral-esquerdo da base do Corinthians participa de primeiro treino junto ao elenco profissional