- Por Samuel Cavalcante | Redação da Central do Timão
Yuri Alberto é um dos principais jogadores do elenco do Corinthians, porém, o atacante passou por diversas situações em sua passagem no clube alvinegro até aqui, desde momentos bons, ruins, vaias e aplausos. No Timão desde 2022, o atleta voltou a viver uma boa fase dentro de campo, após uma temporada de 2023 abaixo do esperado. Até aqui, são cinco gols nos últimos seis jogos.
Em entrevista ao ge.globo, o centroavante do Timão contou como conseguiu lidar com as críticas nas arquibancadas e nas redes sociais. Vale ressaltar que Yuri nunca foi à público para responder a alguma delas.
“Sempre fui um cara muito tranquilo. Meu pai até brinca que tenho um jeito de meio “sono”, desligado para essas coisas. Foi muito bom ser assim, porque foi uma pressão muito grande, uma humilhação que eu e minha família passamos nesse período. Tive o discernimento, mesmo com as dificuldades, botar a cara dentro de campo e dar o meu melhor.
Independente de como as coisas aconteciam, se estavam correndo bem, estava me entregando, estava me doando para o grupo. Acho que essa foi a melhor maneira de dar a volta por cima, sabe? É muito gratificante ter ouvido a torcida começar a gritar meu nome no jogo contra o Botafogo-SP. Fiz o gol e gritaram meu nome, foi muito gratificante.
Isso é o que vale a pena, sabe? É um momento mais do que especial poder dar a volta por cima e ver que os mesmo que te vaiavam quando você saía, hoje estão de aplaudindo. Eu saía, abraçava o Maycon, o Mano, me deram muita força nesse período”, comentou o atacante.
O atacante ainda deu sua opinião, respondendo a pergunta da reportagem sobre se as críticas passaram do ponto.
“Sempre passa, sempre passa. Sabemos como são muitos torcedores e não cabe a mim responder cada um deles. Tem crianças que se inspiram na gente, então tenho que ter a sabedoria de agir nesses momentos. Fiquei no meu momento, me retraí um pouco, com a minha família, e fomos juntos trabalhando, também com meu fisiologista. Sabia que o momento não era o melhor e que tinha que se preparar para quando chegasse esse momento bom. E, graças a Deus, chegou, que continue por muito tempo. Que os momentos ruins sejam bem curtinhos durante a minha carreira”, completou.
O jogador contou ainda que começou a fazer terapia um pouco antes do episódio envolvendo o atleta e o técnico Mano Menezes, onde Yuri foi chamado de “burro” pelo treinador após uma jogada em que o atacante cometeu uma falta boba no jogador do São Bernardo, pela terceira rodada do Paulistão.
“Nesse período difícil que passei, comecei a ter o acompanhamento de um psicólogo e ele sempre fala para eu esfregar as mãos e pensar em coisas boas quando estiver em um momento pouco à vontade ou que me sentisse pressionado. É esse dia (jogo em que marcou um hat-trick em partida contra o Atlético-GO pela Copa do Brasil 2022) que passa na minha cabeça sim. Quando faço isso com as mãos, é o que passa na cabeça.
“Começou ali no fim de janeiro desse ano. Nunca fui um cara de… sabe, porque para a cabeça de muitos atletas, quando pensamos em psicólogo, pensamos que “isso aí é para louco”. Mas, não, não é isso, faz muita diferença na vida de um atleta”, disse Yuri sobre quando começou a realizar terapia com psicólogo.
O centroavante complementou falando de sua relação com o ex-treinador Mano Menezes. Ele esclareceu a situação que ocorreu na partida contra o São Bernardo e revelou qual era a relação que tinha com o técnico.
“Na verdade começou naquela semana e, em seguida veio o jogo. Não julgo ele ali, me explicou ali no momento pelo lance e tal. E tive uma atitude burra, mas ele foi infeliz na fala dele. Nossa relação era muito boa aqui durante os treinos e os jogos. Até no ano passado, quando meu momento não estava tão bom, ele tinha um carinho por mim de querer me ajudar muito. Mas infelizmente as coisas não ocorreram bem nos últimos jogos desse ano”, comentou o atacante, esclarecendo o episódio envolvendo o treinador Mano Menezes.
“Quando ele era técnico do Inter e eu estava ainda no Zenit, fui assistir a um jogo deles e tivemos uma conversa. Quando veio para cá, já sabia um pouco de mim. Mano Menezes e sua comissão são de pessoas muito legais, pessoas muito boas. A relação segue boa. Depois do ocorrido, a gente conversou ali no momento e resolvemos”, completou respondendo sobre qual era a relação com o ex-técnico do clube.
Yuri Alberto está concentrado com o restante do elenco no CT Dr. Joaquim Grava, onde o Corinthians está se preparando para o restante da temporada. Na próxima quarta-feira, 27, o time comandado pelo técnico António Oliveira enfrentará o Londrina, em amistoso de preparação antes da estreia na Copa Sul-Americana.
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Treinador comenta erros do Corinthians na estreia da LNF: “Faltou um pouco de maturidade”
Zagueiro do Corinthians é titular em amistoso entre Equador e Itália
Flamengo x Corinthians: onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem