Na noite desta sexta-feira, 01/03, o Corinthians vai estrear na Copa do Brasil Sub-17 contra o Criciúma, no Estádio Alfredo Schürig. A competição teve início na última terça-feira, 27, e é disputada pela 12ª vez em 2024. Por sua vez, o Timão esteve em oito edições e conquistou o título em uma oportunidade, em 2016.
Mas, afinal, você lembra de todas as participações alvinegras no torneio? Para esquentar a expectativa para o jogo desta sexta-feira, a Central do Timão relembra, nesta matéria, as campanhas do Corinthians na Copa do Brasil Sub-17, organizada pela CBF desde 2013.
O Corinthians disputou as seis primeiras edições da Copa do Brasil Sub-17. Logo nos três primeiros anos da competição, o clube chegou às quartas de final, sendo eliminado pelo Flamengo em 2013 e 2015 e pelo Grêmio em 2014. Porém, na temporada seguinte, veio o primeiro título.
Na época comandado pelo técnico Márcio Zanardi, atualmente à frente do São Bernardo e que quase substituiu Mano Menezes no profissional do Corinthians há algumas semanas, o elenco alvinegro sub-17 contava com nomes conhecidos da torcida, como Roni, Carlos Augusto, Du Queiroz, Vitinho e Fabrício Oya. Hoje presidente do clube, Augusto Melo era assessor da base naquela ocasião.
Para chegar à final da Copa do Brasil Sub-17 em 2016, o Corinthians eliminou Luverdense, Coritiba, Chapecoense e Cruzeiro ao longo da competição. A final foi contra o Sport, com empate em 2 x 2 no primeiro jogo, na Ilha do Retiro, e vitória de 2 x 0 no segundo duelo, no Pacaembu. Os gols alvinegros no confronto decisivo foram marcados pelo zagueiro Antônio Guilherme e pelo meio-campista Vitinho.
Já em 2018, o Corinthians voltou à final da Copa do Brasil Sub-17, mas acabou com o vice-campeonato nos pênaltis diante do Palmeiras. Lucas Piton e Adson também integravam o elenco alvinegro na época, além de outros nomes que conquistaram o título na edição anterior, como os já citados Vitinho e Du Queiroz.
Até 2018, a Copa do Brasil Sub-17 contava com os 20 integrantes da Série A do Brasileirão no futebol profissional, mais os 12 clubes melhores colocados da Série B do ano anterior. De 2019 em diante, a CBF alterou o formato de classificação para a competição e passou a definir os participantes de acordo com os posicionamentos nos campeonatos estaduais da categoria na temporada passada.
A partir da mudança no sistema de classificação, o Corinthians só disputou a Copa do Brasil Sub-17 mais uma vez, em 2022, como campeão do Paulistão da categoria em 2021. O clube, porém, foi eliminado precocemente da competição ainda nas oitavas de final, diante do Sport, em jogo marcado negativamente por conta de agressão da torcida rubro-negra contra corinthianos na Ilha do Retiro.
Fora da Copa do Brasil Sub-17 na última temporada após não ir bem no Paulistão da categoria de 2022, o Corinthians, agora, retorna à competição de base para buscar o segundo título como campeão estadual de 2023, contra o São Paulo, ainda sob o comando de Guilherme Dalla Déa.
O técnico, entretanto, deixou o Corinthians para treinar o sub-20 do Atlético-MG. Diante do Criciúma, o clube terá a estreia do treinador Raphael Laruccia, contratado pela gestão Augusto Melo. A primeira fase é disputada em jogo único, ou seja, o elenco alvinegro precisa de uma vitória simples para avançar.
Relembre as campanhas do Corinthians na Copa do Brasil Sub-17:
2013: eliminado pelo Flamengo nas quartas de final;
2014: eliminado pelo Grêmio nas quartas de final;
2015: eliminado pelo Flamengo nas quartas de final;
2016: campeão em final contra Sport;
2017: vice-campeão nos pênaltis em final contra Palmeiras;
2018: eliminado pelo Fluminense nas oitavas de final;
2019: não se classificou para a competição;
2020: não se classificou para a competição;
2021: não se classificou para a competição;
2022: eliminado pelo Sport nas oitavas de final;
2023: não se classificou para a competição.
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Artilheiro do Corinthians em título de Copinha é o maior goleador do Brasil na temporada
Fábio Santos explica por que disse para Gil e Renato Augusto não renovarem com Corinthians em 2023
Corinthians reativa basquete feminino; clube ainda não anunciou elenco e comissão oficialmente
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados