Em boa atuação coletiva, Corinthians se impõe e vence o Athletico-PR fora de casa

  • Por Kennedy Cardoso / Redação Central do Timão

Na tarde deste domingo (22), na Arena da Baixada, em Curitiba, em jogo que teve início às 16h (Brasília) e foi válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians se impôs como visitante e venceu o Athletico-PR por 1×0. O gol foi marcado pelo volante Roni no início do segundo tempo.

Para o confronto, o técnico Sylvinho não promoveu mudanças em relação ao time que venceu o Ceará, no último domingo (15), e optou por escalar a seguinte equipe: Cássio; Fagner, João Victor, Gil, Fábio Santos; Gabriel, Roni, Giuliano; Gustavo Mosquito, Adson, Jô.

Já o Furacão, comandado pelo português António Oliveira, iniciou com o seguinte time: Santos; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno, Abner Vinícius; Christian, Erick; Nikão, David Terans, Carlos Eduardo; Guilherme Bissoli.

Foto: Heuler Andrey / Imago Images.

Primeiro tempo

O Corinthians entrou em campo com uma postura ofensiva, assim como foi na vitória sobre o Ceará, e dominou todos os primeiros 45 minutos. O Timão criava as melhores oportunidades com Giuliano, Mosquito e Adson – estes dois últimos frequentemente inverteram de posições, fato que Sylvinho já admitiu ser ensaiado nos treinamentos.

Na primeira etapa, o Corinthians teve cinco finalizações, sendo apenas uma no gol, 65% de posse de bola, 352 passes com 88% de precisão, quatro faltas cometidas e dois escanteios a favor. O adversário, por sua vez, finalizou quatro vezes, porém nenhuma ao gol de Cássio, 35% de posse de bola, 200 passes, 82% de precisão, quatro faltas cometidas e um escanteio a favor – os números ilustram a superioridade alvinegra.

Aos 12 minutos, Adson, sem ângulo, acertou o travessão de Santos em uma bola cruzada após receber passe na esquerda. A bola fez a curva por dentro e quase enganou o goleiro rival. Depois, aos 28, Giuliano ficou com a sobra na entrada da área e mandou uma bomba, mas Santos defendeu sem dar rebote, no meio do gol – foi a única finalização certa do Timão no primeiro tempo.

Aos 39 minutos, o lateral-direito Fagner precisou ser substituído por sentir um incômodo na panturrilha, dando lugar para o volante Du Queiroz estrear entre os profissionais do Timão improvisado na função do camisa 23. Por último, aos 45, Giuliano cobrou uma falta com força na primeira trave, mas de novo jogou nas mãos do goleiro campeão olímpico.

Segundo tempo

O Athletico-PR voltou para a segunda etapa buscando se impor em sua casa, e até tentou agredir o Corinthians nos primeiros minutos. Logo aos cinco, Christian acertou uma bela cabeçada na trave de Cássio, que só olhou.

Primeiro gol do Corinthians: aos onze minutos, após uma troca de passes paciente pelo lado esquerdo, Fábio Santos enxergou a infiltração de Roni na área e cruzou na cabeça do volante, abrindo o placar para o time visitante.

A partir do momento que o marcador foi inaugurado, o ritmo do Timão caiu, como era de se imaginar, e os paranaenses foram para cima para tentarem o empate. Aos 24, Khellven cobrou escanteio a favor do Athletico-PR, a bola sobrou para Léo Cittadini que finalizou de primeira. Cássio defendeu com o rosto e ficou caído no gramado por alguns segundos, mas rapidamente levantou, sem sustos.

Aos 30 minutos, Sylvinho promoveu as últimas quatro alterações em seu time: entraram Renato Augusto, Mateus Vital, Luan e Xavier para as saídas de Roni, Gustavo Mosquito, Jô e Giuliano. Dois minutos depois, a posse de bola do Corinthians caiu de 65% no primeiro tempo para 52%.

Depois, o jogo ficou morno, sem nenhuma chance clara para ambos os lados. Entretanto, ainda deu tempo do zagueiro Thiago Heleno, do Athletico-PR, ser expulso, aos 48 minutos, após entrada dura no meio-campista Adson, do Corinthians. No mais, o jogo não teve grandes lances, e o Timão conquistou mais três pontos no Brasileirão.

E agora?

Com a vitória, o time de Sylvinho chega aos 24 pontos e conquista duas vitórias seguidas pela primeira vez na competição nacional, pulando, assim, para a 6ª colocação, entrando de vez na briga por uma vaga para a Copa Libertadores de 2022 – o clube alvinegro, entretanto, ainda pode cair de posição dependendo do resultado do confronto entre Santos e Internacional. O Timão, agora, volta a campo no próximo sábado (28), às 21h (Brasília), contra o Grêmio, na Arena do Grêmio.

Veja mais:

Renato Augusto volta ao estádio onde teve uma das melhores atuações no Brasileirão 2015

Renato Augusto fala sobre sensação de retornar ao Corinthians: “É um misto de emoções”

Renato Augusto fala da emoção de marcar um gol em seu retorno ao Corinthians

Notícias do Corinthians

Rolar para cima