- Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão
Titular absoluto na defesa treinada por Fernando Lázaro, Gil já possui nove jogos na temporada, de 11 possíveis. Com algumas falhas e partidas seguras pelo Corinthians em 2023, o defensor vem se destacando em outro quesito neste início de temporada.
Com duas assistências no empate contra o Santos por 2 x 2, o camisa 4 do Timão igualou seu próprio número de participações em gols de 2022. Agora, contando com o gol marcado contra o Palmeiras, são três participações diretas, mesmo número que ele fez atuando o ano inteiro no ano passado e em 2021.
Em 2021, Gil foi o atleta que mais entrou em campo com a camisa do Corinthians, enquanto em 2022 foi o sexto, com 51 partidas. Na atual temporada, vem mostrando a mesma regularidade física que nos anos anteriores.
O zagueiro também tem sido importante na construção das jogadas proposta por Fernando Lázaro, iniciando desde a defesa. Até agora, foram quatro passes decisivos do zagueiro, além de 91% de aproveitamento nas tentativas de passe e apenas quatro faltas cometidas, número baixo para zagueiros. Todas estas estatísticas somadas dão ao Gil a segunda maior nota SofaScore de um defensor no Paulistão, com 7.29.
Ao lado de Bruno Méndez, Gil deve ser titular na última partida do Corinthians pela primeira fase do Campeonato Paulista. O jogo acontece contra o Santo André, no próximo domingo (5), às 16h (de Brasília), em solos paulistanos, na Neo Química Arena.
Confira o levantamento:
Veja mais:
Com treino coletivo e diversos jogadores da base, elenco do Corinthians se reapresenta após clássico
Corinthians quebra padrão seguido em clássicos no empate com o Santos; entenda