O Corinthians estreia, no meio desta próxima semana, na fase de grupos da Copa Sul-Americana, diante do Racing-URU, no Estádio Centenário, às 21h30 (de Brasília), terça-feira, 2. Será a nona vez na história que o Timão joga na competição continental, buscando sua primeira final e, consequentemente, o primeiro título.
A primeira participação foi em 2003, quando enfrentou Atlético-MG e Fluminense na primeira fase, mas acabou perdendo os dois jogos por 2 x 0. O retorno foi acontecer em 2005, já conseguindo chegar mais longe, uma quartas de final, caindo para o Pumas, do México.
Por ter sido eliminado na Libertadores de 2006, o Corinthians ficou elegível para disputar a Sul-Americana naquele ano e conseguiu passar sem dificuldades pelo Vasco na primeira fase. Nos jogos seguintes, contudo, não superou o Lanús na Argentina e se despediu do torneio precocemente. Em 2007, duas derrotas para o Botafogo na fase inicial e mais uma eliminação precoce.
A Sul-Americana foi contar com o Corinthians somente dez anos depois, em 2017, após diversas participações do Timão na Libertadores. Pela fase vivida na época, o clube chegou a ser favorito para ter a conquista inédita, mas foi eliminado para o Racing-ARG, pela regra do gol fora.
O Corinthians teve sua melhor campanha em 2019, quando alcançou a semifinal do torneio. Mais uma vez, de forma dramática, o Timão caiu para o Independiente Del Valle-EQU, após perder por 2 x 0 dentro de Itaquera e tentar buscar o resultado na altitude, mas conseguindo apenas um empate.
Uma das campanhas mais frustrantes foi em 2021, quando ocorreu a mudança no formato. Agora com fase de grupos, o Corinthians disputou a vaga contra o Peñarol-URU, mas perdeu o confronto direto logo na segunda rodada, dentro da Neo Química Arena, além de sofrer um 4 x 0 no Uruguai, no returno.
Novamente saindo da Libertadores, a última participação do Timão foi no ano passado, quando novamente atingiu a fase de semifinal. Em confronto considerado acessível pela Fiel, o Corinthians não mostrou bom desempenho e foi eliminado pelo Fortaleza, que perdeu a final posteriormente.
Apesar do histórico não ser favorável, o Corinthians possui um aproveitamento positivo em sua história na Copa Sul-Americana. Até a edição de 2023, foram 44 jogos disputados, com 18 vitórias, 15 empates e apenas 11 derrotas. Além disso, o Timão marcou 54 gols e sofreu 43.
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Duda Sampaio comenta fase artilheira no Corinthians e exalta vitória: “Total importância”
Yuri Alberto, do Corinthians, distribui chocolates para crianças em sua cidade natal
Yasmim celebra primeiro gol na Neo Química Arena em vitória do Corinthians: ‘Finalmente saiu’
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados