O atual elenco alvinegro conta com oito jogadores que entram no último semestre de vínculo com Corinthians e já podem, a partir deste sábado, dia 1 de julho, assinar um pré-contrato com qualquer equipe para sair sem custos em janeiro de 2024. São eles: os zagueiros Gil e Bruno Méndez, o lateral-esquerdo Fábio Santos, os meio-campistas Paulinho, Cantillo, Giuliano e Renato Augusto e o atacante Gustavo Mosquito.
É importante destacar que o levantamento engloba apenas jogadores que estão no atual elenco de Vanderlei Luxemburgo e têm contratos definitivos. Portanto, nomes que estão emprestados ao Corinthians até dezembro, como Maycon (Shakhtar Donetsk) e Ruan Oliveira (Metropolitano), não contam. O meio-campista Luan também tem vínculo até dezembro, mas está afastado há meses e não pertence ao atual plantel.
Abaixo, a Central do Timão detalha a situação de cada um dos oito jogadores que já podem assinar pré-contrato com qualquer clube:
Gil
Campeão do Brasileirão de 2015, Gil vive sua segunda passagem pelo Corinthians desde a metade de 2019 e é considerado titular com o técnico Vanderlei Luxemburgo. O zagueiro, aos 36 anos, é um dos nomes mais experientes do grupo e está entre os principais líderes do atual elenco. Mesmo assim, vem convivendo com críticas da torcida alvinegra nos últimos meses.
Diante da rejeição de boa parte da torcida, Gil não tem a certeza de uma renovação para 2024. Neste momento, não é possível afirmar se o zagueiro vai permanecer ou deixar o clube na próxima temporada.
Bruno Méndez
Bruno Méndez assumiu a titularidade do Corinthians atuando como lateral-direito, passando à frente, por exemplo, do ídolo Fagner nas preferências do técnico Vanderlei Luxemburgo. Na última Data FIFA, o zagueiro foi convocado pela seleção do Uruguai e foi utilizado em dois amistosos pelo treinador Marcelo Bielsa.
Diante da boa temporada e da possibilidade de venda futura, o Corinthians ofereceu, já há algumas semanas, uma proposta para renovar o contrato com Bruno Méndez. Mas o uruguaio ainda não respondeu a oferta. Ele desperta interesse de clubes brasileiros e estrangeiros e a chance de saída sem custos em janeiro é real.
De acordo com o presidente Duilio Monteiro Alves, Bruno Méndez aguarda uma proposta da Europa na janela de transferências que se abre nesta segunda-feira, dia 3. O dirigente acredita que, se o uruguaio não receber uma oferta europeia, deve renovar com o Corinthians.
Fábio Santos
Ídolo e um dos maiores laterais da história do Corinthians, Fábio Santos disse, em 2022, que poderia se aposentar ao término da última temporada. Mas o lateral-esquerdo foi importante ao longo do ano passado e decidiu estender seu contrato até dezembro de 2023.
Na atual temporada, porém, Fábio Santos, aos 37 anos, não conseguiu manter as boas atuações de 2022 e se tornou reserva de Matheus Bidu, contratado junto ao Guarani no início do ano. A tendência, no momento, é de que o veterano pendure as chuteiras ao término do atual contrato.,
Paulinho
Ídolo pelas conquistas da Libertadores e do Mundial de 2012, assim como Fábio Santos, Paulinho retornou ao Corinthians em dezembro de 2021 com grande expectativa da torcida, mas lesionou o joelho em maio de 2022. Depois de meses em recuperação, retornou aos gramados em janeiro de 2023. O volante chegou até a assumir a titularidade com Vanderlei Luxemburgo, até sofrer nova lesão grave no joelho.
Paulinho deve estar 100% apto para voltar a atuar apenas entre janeiro e fevereiro de 2024. Por isso, o Corinthians deve ser obrigado por lei a renovar o contrato do meio-campista por mais alguns meses. De acordo com a legislação, o clube tem de entregar o jogador lesionado em plenas condições físicas.
Renato Augusto
Renato Augusto é a referência do atual elenco e faz diferença no Corinthians quando está bem fisicamente. Entretanto, o meio-campista vem tendo uma temporada com consequentes lesões, sem conseguir ter sequência dentro de campo. Ele já sofreu duas lesões no joelho em 2023, não tão graves, e atualmente se recupera de um edema na panturrilha.
Diante dos vários problemas físicos, também não é possível saber se o Corinthians vai querer renovar o contrato de Renato Augusto para 2023. Vai depender, claro, do desempenho do meio-campista ao longo do segundo semestre. Se os problemas físicos persistirem, a tendência é de que o jogador deixe o clube em janeiro.
Giuliano
Giuliano foi, talvez, o principal nome do Corinthians no vice-campeonato da Copa do Brasil em 2022, sendo o artilheiro da competição, com cinco gols. O meio-campista teve um bom início de temporada atuando como volante sob o comando de Fernando Lázaro, mas caiu bastante de rendimento após a saída do ex-analista, agora auxiliar de Vanderlei Luxemburgo.
Preterido até do banco de reservas em algumas oportunidades pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, Giuliano pode deixar o Corinthians após o término do atual contrato. No momento, uma renovação é improvável, diante das últimas atuações do meio-campista. Uma extensão do vínculo só deve acontecer se o jogador melhorar, consideravelmente, seu desempenho no segundo semestre.
Cantillo
Cantillo foi contratado por cerca de R$ 12 milhões em 2020, mas nunca assumiu a titularidade absoluta do Corinthians, apesar de estar em sua quarta temporada no clube. O colombiano perdeu espaço com o técnico Vanderlei Luxemburgo e não entra em campo desde a saída de Fernando Lázaro, em 19 de abril.
Fora dos planos do Corinthians, Cantillo pode ser negociado já nesta janela de transferências. Se o clube não receber nenhuma proposta neste mês, o volante deve sair sem custos em janeiro. Uma renovação, neste momento, é bastante improvável.
Gustavo Mosquito
Peça importante do Corinthians entre 2020 e 2021, Gustavo Mosquito lesionou o joelho na reta final de 2022 e, desde então, vem se recuperando do problema físico. O atacante tem características praticamente únicas dentro do atual elenco, de velocidade e profundidade, mas pode voltar debilitado por conta da cirurgia.
Gustavo Mosquito está em reta final de recuperação da cirurgia no joelho e pode voltar a atuar já em julho. A diretoria do Corinthians deve esperar o retorno do atacante aos gramados para analisar a possibilidade de uma renovação. Se o jogador voltar bem da lesão, pode seguir no clube em 2024.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Coisa boa é pra sempre: Gaviões da Fiel completa 54 anos de fundação
Presidente do Corinthians admite que manifestação do feminino contra Cuca chateou elenco masculino
Corinthians recebe União São João e XV de Piracicaba pela segunda fase dos Paulistas Sub-15 e Sub-17
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados