- Por Bruno Pantarotto / Redação da Central do Timão
As eleições presidenciais do Corinthians se aproximam. Com data marcada para 25 de novembro, a atmosfera no Parque São Jorge torna-se cada vez mais tensa, em meio a uma grande expectativa sobre quem assumirá a presidência e integrará o novo conselho do Timão.
Pela situação, o candidato André Negão busca manter a chapa Renovação & Transparência no comando do clube alvinegro. Já pelo lado da oposição, Augusto Melo tenta assumir o cargo máximo do Corinthians para iniciar uma nova era. Por isso, a Central do Timão preparou um resumo com algumas curiosidades sobre o período mais importante dentro do clube.
Quem pode votar?
De acordo com as diretrizes estatutárias do Corinthians, somente os associados patrimoniais ou remidos têm autorização para participar das votações. Os associados remidos são aqueles que obtiveram isenção de mensalidades devido a benefícios ou concessões ao longo do tempo. Para ser considerado sócio pleno do clube, é necessário ser maior de idade, ter sido admitido no Parque São Jorge há pelo menos cinco anos e estar adimplente, ou seja, no “gozo de todos os direitos estatutários”. Os membros do programa Fiel Torcedor não possuem direito a voto nas eleições do clube.
Ou seja, os requisitos para poder votar nas eleições do Corinthians são:
1 – Ser sócio titular patrimonial ou remido;
2 – Ter 18 anos ou mais;
3 – Possuir cinco anos ou mais como sócio do clube;
4 – Gozar de todos os direitos estatutários.
Além disso, é imprescindível estar com todas as obrigações financeiras em dia até dois meses anteriores ao período da eleição. Vale ressaltar que os dependentes dos associados não têm direito ao voto.
Quem pode se candidatar para a presidência do Corinthians?
Para um associado se candidatar ao cargo máximo do clube, é essencial que, além de cumprir todos os critérios de elegibilidade para votar, o candidato tenha exercido pelo menos dois mandatos como conselheiro e tenha a “ficha limpa”, o que implica não ter qualquer condenação criminal definitiva nos oito anos que antecedem as eleições.
Além dos aspectos criminais, é imprescindível que, nos oito anos precedentes, o postulante não tenha sido privado do direito de exercer sua profissão em decorrência de uma decisão judicial ou por violações do código de ética profissional. A restrição relacionada a infrações criminais não se aplica em casos de condenações culposas (quando não há intenção de cometer o ato ilícito).
Eleições para o Conselho Deliberativo
Além de escolher o novo presidente do clube, os associados também irão eleger 200 novos conselheiros trienais, que formarão mini chapas de 25 candidatos cada. Os representantes das oito chapas mais votadas ocuparão as cadeiras disponíveis no Conselho Deliberativo durante o triênio de 2024 a 2026, enquanto a nona e décima chapas mais votadas assumirão a posição de suplentes.
Oito das 16 chapas registradas já manifestaram apoio a Augusto Melo, enquanto outras sete estão alinhadas com André Luiz Oliveira. A chapa Liberdade Corinthiana, liderada pelo ex-diretor jurídico Herói Vicente e que também conta com os ídolos do clube Neto e Ronaldo, não divulgou seu apoio a nenhum dos lados e permitirá que seus membros tomem decisões individuais.
A eleição no Parque São Jorge ocorrerá em 25 de novembro, das 9h às 17h, e terá cobertura da Central do Timão. A votação será realizada por meio de urnas eletrônicas, fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Corinthians vence América de Cali e se classifica à semifinal da Libertadores Feminina
Corinthians vence Realidade Jovem e se classifica para semifinal do Paulista Feminino Sub-15
Segundo o debate, o candidato Augusto Melo no final disse que terá o apoio da chapa 21 Liberdade Corinthiana. Confirmem por favor a informação com a chapa.