O Corinthians vem trabalhando nos bastidores para seguir reforçando o elenco durante a atual janela de transferências do futebol brasileiro, que se abriu no último dia 10. Desde então, já foram anunciadas quatro contratações pela equipe do Parque São Jorge: o goleiro Hugo Souza, os volantes Charles e Alex Santana e o zagueiro André Ramalho. Porém, há no clube o entendimento de que ainda existem carências a suprir.
A Central do Timão já havia adiantado, em matéria na última quinta-feira, 25, que o Timão planeja fazer pelo menos mais duas contratações: uma para o meio-campo e outra para o ataque. E o Timão conta com a recente ampliação, em abril, do número limite de jogadores estrangeiros por clube para ter mais liberdade ao abordar os alvos que escolheu no mercado: nove, ao invés dos sete previstos pela regra anterior.
Na atual temporada, o elenco profissional do Corinthians chegou a ter seis nomes de fora do Brasil: os argentinos Matías Rojas, Fausto Vera e Rodrigo Garro, além do paraguaio Ángel Romero e dos equatorianos Diego Palacios e Félix Torres. No entanto, os dois primeiros – Rojas e Vera – já deixaram o Parque São Jorge, deixando o clube com apenas quatro nomes estrangeiros atualmente.
Com isso, o clube ainda poderia contar com mais cinco “gringos” no elenco. E de fato, alguns nomes estão no radar, como o colombiano Gustavo Cuéllar, do saudita Al-Shabab, e o equatoriano Gonzalo Plata, que defende o Al-Sadd, do Qatar. O Alvinegro também analisava o uruguaio Brian Rodríguez, do América-MEX, por quem chegou a fazer propostas, mas desistiu devido a uma acusação de abuso sexual à qual o jogador responde no México.
Caso o Alvinegro traga pelo menos dois nomes ainda nesta janela, o clube chegará a seis estrangeiros no elenco, assim como em 2023, quando além de já contar com Rojas, Vera e Romero, também possuía vínculo com o português Rafael Ramos, o uruguaio Bruno Méndez e o colombiano Victor Cantillo – sem falar no paraguaio Balbuena, que deixou o clube em junho.
Em 2020, algo semelhante ocorreu, quando sete “gringos” passaram pelo Timão. No entanto, nem todos conviveram ao mesmo tempo no clube. O argentino Boselli, o chileno Araos, o colombiano Cantillo e o uruguaio Bruno Méndez defenderam o Corinthians o ano todo; o também colombiano Yony González atuou até julho; o venezuelano Otero chegou em agosto; e o também equatoriano Cazares veio apenas em setembro.
Pode-se dizer, portanto, que a presença de estrangeiros no Corinthians está se tornando um movimento crescente e quase uma tradição, que não deve ser interrompida tão cedo. Prova disso é que 22 dos 74 estrangeiros que já vestiram a camisa do Timão, ou 30% do total, defenderam o clube nos últimos dez anos.
Confira abaixo todos os atletas presentes nesse grupo – lembrando que nem todos atuaram ao mesmo tempo, durante as temporadas:
2024 – Seis jogadores: Matías Rojas, Fausto Vera, Diego Palacios, Rodrigo Garro, Félix Torres, Romero
2023 – Sete jogadores: Matías Rojas, Fausto Vera, Rafael Ramos, Cantillo, Bruno Méndez, Balbuena, Romero
2022 – Cinco jogadores: Fausto Vera, Rafael Ramos, Cantillo, Bruno Méndez, Balbuena
2021 – Cinco jogadores: Cazares, Otero, Cantillo, Bruno Méndez, Araos
2020 – Sete jogadores: Cazares, Otero, Yony González, Cantillo, Bruno Méndez, Boselli, Araos
2019 – Cinco jogadores: Bruno Méndez, Sornoza, Boselli, Sérgio Díaz, Araos
2018 – Cinco jogadores: Sérgio Díaz, Araos, Kazim-Richards, Balbuena, Romero
2017 – Três jogadores: Kazim-Richards, Balbuena, Romero
2016 – Quatro jogadores: Balbuena, Gustavo Viera, Mendoza, Romero
2015 – Cinco jogadores: Gustavo Viera, Mendoza, Lodeiro, Romero, Guerrero
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Confronto entre Atlético-MG e Corinthians tem dois candidatos a “lei do ex”
Corinthians desembarca em Belo Horizonte com 24 jogadores para enfrentar o Atlético-MG
Armadora do Corinthians é convocada pela Seleção Brasileira de Basquete para período de treinos
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados